VOLTAR

Indígenas de Crateús (CE) recebem 246 pares de óculos

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp
02 de Set de 2009

A Coordenação Regional da Funasa no Ceará (Core/CE), por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), entregou na última sexta-feira (28), no município de Crateús, 246 pares de óculos para indígenas que moram na região. Os Índios Tabajaras, Kalabaça, Potyguara, Kariri e Tupinambá, que realizaram exames oftalmológicos, foram beneficiados e agora poderão realizar suas atividades normalmente.

Renato Potyguara, coordenador da Apoinme na região do semi-árido do estado, agradeceu o empenho da Funasa por levar mais saúde à população indígena da região, pois segundo ele, esta ação atinge todas as idades. Desde ass crianças, que vão poder melhorar o desempenho na escola, aos idosos, que irão a partir de agora realizar com mais qualidade os trabalhos em casa. "Gostaria de parabenizar a Funasa, pelo excelente trabalho que está fazendo junto as comunidade indígenas, principalmente aqui para nós aqui de Crateús, que estamos recebendo alguns benefícios, como esses óculos, que vão amenizar muito o sofrimento dessas pessoas que os usam por necessidade", comemorou Potyguara.

O coordenador regional do Ceará, Germano Fonteles, que esteve presente na entrega do benefício, ouviu dos indígenas todas as necessidades e demandas que a comunidade tem em relação à saúde. Fonteles disse estar disposto a ajudar no que for possível para melhorar a qualidade de vida da população indígena do Ceará. "Estamos fazendo essas visitas às áreas indígenas justamente para ouvir de perto as necessidades da comunidade. Faremos de tudo para atender às demandas sejam elas resolvidas com o trabalho da Funasa ou, se precisar, conversaremos com os gestores municipais para que juntos possamos trazer mais benefícios ainda para vocês," ressaltou.

Luzinário Rodrigues, da etnia Potyguara, reconheceu a importância da visita do coordenador na área. "Nenhum coordenador até hoje havia visitado nossa área. Estamos achando bastante proveitosa essa vinda do Dr. Germano para nossa casa, pois aqui podemos colocar diretamente para ele os problemas que passamos no dia a dia para com isso as autoridades poder resolvê-los", declarou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.