VOLTAR

Indígenas continuam em fazendas, garante a Famasul

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Waldemar Gonçalves Jr.
06 de Fev de 2004

Um cenário de conflito direto começa a ser acentuado na região dos municípios de Japorã e Iguatemi, na região sul de Mato Grosso do Sul.
Informações da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) dão conta de que índios guarani-caiuá, invasores de 14 propriedades rurais próximas a aldeia Porto Lindo, não demonstram intenção de deixar as fazendas.
A saída dos indígenas é parte de acordo firmado com a presidência da Funai (Fundação Nacional do Índio) no fim de semana passado. Eles ficariam concentrados nas três maiores fazendas até que laudo antropológico de demarcação das terras fosse concluído.
O diretor-financeiro da Famasul, Aristóteles Ferreira Junior, disse que os produtores já começam a chegar a região de conflito para a manifestação marcada para amanhã, às 10h. "Não há qualquer movimentação dos índios para sair das fazendas", afirmou o diretor

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.