VOLTAR

Indígenas bloqueiam BR-101, em AL, em protesto contra proposta de municipalização da saúde

G1 https://g1.globo.com
Autor: Michelle Farias
05 de abr de 2019

Indígenas da tribo Wassu Cocal bloquearam os dois sentidos da BR-101, em Joaquim Gomes, na manhã desta sexta-feira (5). A manifestação é contra a proposta do governo federal de municipalizar a saúde indígena.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha a manifestação, que começou por volta de 8h e terminou ao meio-dia. Segundo a organização, cerca de 100 pessoas participaram.

Atualmente, a saúde indígena é, por lei, competência federal. Mas as 12 tribos existentes em Alagoas temem que a responsabilidade passe para os municípios porque, para eles, não há recursos suficientes para atender os povos.

"Nós somos contra essa proposta porque é um retrocesso com a saúde indígena de forma geral. Há localidades hoje que o acesso à saúde é precário imagina só com essa municipalização? Vai ficar pior. Vão acabar com a saúde indígena, algo que é histórico. Que sempre foi nossa luta por uma saúde melhor e de qualidade", afirma.

Como forma de chamar a atenção, os manifestantes cantaram, dançaram e queimaram pneus para bloquear a rodovia.

https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2019/04/05/indigenas-bloqueiam-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.