VOLTAR

Indígenas aprovaram área doada pela prefeitura para construção da nova CASAÍ

Expresso MT - www.expressomt.com.br
Autor: Thiago Valeriano
11 de Jun de 2011

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (10), no plenário da antiga câmara municipal, uma reunião com integrantes da tribo indígena Kayabi (Médio Xingu), secretário municipal de saúde Alberto Knoschita e vice- prefeito de Sinop Aumeri Bampi, para a escolha de uma área para a instalação da nova sede da Casa Do Índio (CASAÍ).
Após serem mostradas duas áreas para a doação, os indígenas escolheram em uma votação de 36 a 12, uma propriedade de 42000m². De acordo com Yefucá Kayabi, vice- presidente do conselho distrital de saúde indígena do Xingu, a reunião de hoje pôde trazer esperança para todos os indígenas que são atendidos na CASAÍ.

"Todos nós estamos muito felizes com a doação desta terra para nós, finalmente teremos um local definitivo pra cuidar da nossa saúde e somos gratos a prefeitura por dar esta atenção para nós", destacou Yefucá.

O vice-prefeito de Sinop, Aumeri Bampi, avaliou como produtiva a reunião de hoje. "Estamos empenhados há muito tempo para atender esta solicitação e hoje temos a enorme satisfação em oferecer duas a áreas para que eles escolham a que acharem mais adequada". Aumeri destaca ainda que para a construção da nova sede não medirá esforços para que sejam buscadas verbas federais e também haverá a contra partida do município.

"Já possibilitamos para todos os indígenas um grande passo que foi a doação da área, agora iremos buscar recursos para que possamos colocar em prática o projeto da construção da CASAÍ e atender toda a população indígena", disse Aumeri.

O próximo passo será a discussão do projeto de construção, para que a área doada possa ter os documentos transferidos para a instituição.

http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=142859&codDep=3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.