VOLTAR

Indígenas ameaçam queimar delegacia em Atalaia do Norte

A crítica - www.acritica.com
Autor: Júlio Pedrosa
18 de Ago de 2010

Revolta dos mairunas começou depois que um índio foi baleado por um policial militar no município

Um índio da etnia mairuna - identificado como Tumi Mairuna, 22 - foi baleado no início da noite desta quarta-feira (18), após se envolver numa briga com um policial militar lotado na Delegacia de Atalaia do Norte, no Alto Solimões. Centenas de indígenas, revoltados com o ocorrido, foram para a frente da delegacia e até o final da noite de hoje estavam ameaçando atear fogo no prédio caso o autor do disparo não fosse preso.

A manifestação causou tumulto na cidade e levou a coordenação local da Funai a acionar a Polícia Federal de Tabatinga para intervir no caso. Tumi teria sido atingido na altura do estômago e apresentava quadro grave de hemorragia. A revolta dos índios começou quando eles foram informados de que o policial agressor havia fugido, momentos depois de ter atirado, para a cidade vizinha de Benjamim Constant.

http://www.acritica.com/manaus/Indigenas-queimar-delegacia-Atalaia-Nort…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.