VOLTAR

Indígenas acreanos realizam protesto na Funasa

Orb - http://www.oriobranco.net/
Autor: Wiliandro Derze
03 de Nov de 2010

Índios reivindicam repasse de cerca de R$ 1,3 milhões, caso os recursos não sejam aplicados, o dinheiro será devolvido.

Cansados de esperar pelos benefícios garantidos por meio dos recursos liberados pelo Governo Federal. Uma comissão de representantes do povo indígena foi até a coordenação geral da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Rio Branco na manhã desta quarta-feira, 3, para reivindicar a aplicação dos recursos. Segundo os indígenas o valor a ser repassado para a manutenção e estruturação da Casa do Índio, gira em torno de R$ 1,3 milhões e que os poderes Municipal e Estadual, continuam retendo os recursos sem qualquer tipo de investimentos.

As principais reivindicações da comissão que se dirigiu a Funasa são investimentos na Casa do índio. De acordo com eles, o povo indígena está passando necessidades, por falta de matérias de higiene básico, além de estrutura necessária para ampara os índios doentes que vem das aldeias realizar tratamento de saúde. "Estamos esperando os recursos que estão parados serem usados para a melhoria das condições de vida de nosso povo, que está passando fome na Casa do índio", disse o presidente da Federação Acreana dos Índios, Ninawa Hunikui.

A comissão que procurou a coordenação da Funasa, por conta dos recursos federais destinados principalmente a investimentos na saúde dos índios chegarem ao órgão e em seguida serem repassadas as prefeituras e ao Estado. "Estamos aqui para que os representantes desses órgãos federais, que fazem o repasse dos recursos que garante os investimentos na melhoria da saúde do povo indígena tomem uma atitude e cobre a aplicação desses recursos para a Casa do Índio", destacou Hunikui.

Os membros da comissão afirmaram ainda, que os recursos que estão parados, correm o risco de serem devolvidos ao Governo Federal, caso não seja aplicado em sua data estes recursos destinados as prefeituras. O que tem deixado os indígenas preocupados, devido o recurso ter passado pela aprovação do Conselho Indígena e ser aprovado a aquisição dos matérias que garantiriam a sustentação dos índios que vem a cidade para se tratarem de problemas de saúde.

O coordenador da Funasa no Acre, José Carlos Lira disse que a gestão ainda está fase de transição, mas a responsabilidade de verificar a aplicação destes recursos é a Secretaria Especial de Atendimento aos Povos Indígenas. "Estes recursos que vem do Ministério da Saúde é para ser fiscalizado e monitorado sua aplicação pela Secretaria Especial do Índio, mas mesmo assim, como estamos em fase de transição vamos chamar as autoridades municipais e estadual para resolver o problemas da aplicação dos recursos disponíveis", relatou Carlos Lira.
Depois de conversar com o coordenador da Funasa no Acre, a comissão de índios foi até o plenário da Câmara de vereadores de Rio Branco, onde pediram apoio para as reivindicações junto aos órgãos municipais e estaduais.

http://www.oriobranco.net/component/content/article/29-destaque/7851-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.