VOLTAR

Indígenas acampam em prédio da secretaria do Ministério da Saúde, em Brasília

Poder 360 https://www.poder360.com.br
09 de jul de 2019

Indígenas começaram a acampar na tarde desta 3ª feira (9.jul.2019) na parte externa do prédio da Secretaria Especial da Saúde Indígena do Ministério da Saúde, em Brasília. Aproximadamente 80 indígenas estão no local.

Eles protestam contra decisão do governo que tira a autonomia do Dsei (Distrito Sanitário Especial) em assinar novos contratos de convênios para dar continuidade à assistência de saúde a povos indígenas no Brasil e transfere para a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).

O Dsei pertence à Sesai do Ministério da Saúde e foi criado para prestar assistência à população indígena.

De acordo com Marcos Tupã, que integra a comissão organizadora da mobilização indígena, estava marcado para esta 3ª feira 1 encontro com a secretária dos Povos Indígenas do Governo Federal, Sílvia Waiãpi, mas a reunião foi cancelada.

"Nós ficaremos aqui [acampados] até conseguirmos dialogar com a secretária. Viemos aqui dialogar", disse Marcos.

O Poder360 tenta contato com a Sesai.

https://www.poder360.com.br/governo/indigenas-acampam-em-predio-da-secr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.