VOLTAR

Indígenas acampados em Antônio João vão receber sopão

Dourados News-Dourados-MS
19 de Jan de 2006

A Prefeitura de Antônio João, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e o Exército se uniram para realizar ações de combate à fome e desnutrição infantil, que ameaçam as famílias dos índios que estão acampadas às margens da MS-384, no distrito de Campestre, em Antônio João.

Durante encontro com o prefeito Junei Marques na manhã de ontem, a assessora técnica do MDS, Rosângela Carvalho, disse que os índios acampados vão receber diariamente um "jakurã" ou "jakarú" (na lingua indígena), sopão preparado por nutricionistas, que será confeccionado e servido no próprio acampamento todos os dias.

De acordo com a assistente social Margarida Nicoletti, do MDS, a preocupação principal é com a desnutrição infantil. "Já existem cerca de 16 crianças com sintomas de desnutrição na beira da estrada", alerta. Os alimentos fazem parte de um kit que já foi enviado à cidade e será servido uma vez por dia.

O kit é composto de carne, legumes, verduras, mandioca, entre outros. A Funasa vai coordenar o sopão e para isso já disponibilizou inclusive freezer. Além de alimentar as crianças, os coordenadores querem ensinar as mães índias a utilizar os alimentos da cesta básica, como o fubá, importante na alimentação.

É uma ação semelhante à que já é desenvolvida com a multimistura nas aldeias de Dourados, em parceria com a Pastoral da Criança. O prefeito Junei Marques disse que o município está empenhado em resolver o problema dos índios, por entender que o poder público tem essa responsabilidade social.

De acordo com os técnicos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, os atendimentos médicos e sociais, bem como os procedimentos de preparo, cozimento e distribuição do sopão aos índios serão feitos embaixo de dois barracões que serão construídos imediatamente pelo Exército.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.