VOLTAR

Indígena Pankararu é assassinado em Pernambuco

Cimi - www.cimi.org.br
08 de Dez de 2008

Será que é possivel um pacto pela vida em Pernambuco?

Os professores/as lideranças Pankararu saíram para o "encontrão" anual da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco - Copipe por volta de 18h30min do dia 04 de dezembro de 2008, entre eles estava José Rogério de Souza, tinha 31 anos e era liderança da aldeia Logradouro tinha três filhos, o mais novo, do segundo casamento tem nove meses.

"Ele era um faz tudo na escola, ajudava os professores". Rogério era neto de José Binga, irmão de seu João Binga, liderança religiosa respeitada por todos os povos indígenas de Pernambuco. Quem conduzia o ônibus era o motorista Nivaldo Barros Carvalho.

Segundo sua mãe, que ainda não acreditava no que estava acontecendo, ele estava muito alegre porque queria participar do encontro, "ele ia pra luta, garantir os direitos dos Pankararu", disse. Os encontros da Copipe são assim entendidos pelos povos indígenas em Pernambuco, quem participa é porque acredita na luta, na organização dos/as professores/as para garantir os direitos pela educação específica, diferenciada e intercultural, cada um paga do seu bolso o transporte, alimentação, as despesas de viagem, não tem apoio financeiro de ninguém, isso e entendido entre os/as educadores/as e lideranças como autonomia.

O Centro de Cultura Luiz Freire faz a assessoria e leva o material para ser usado durante o evento.

E lá foi Rogério, acreditando que nos próximos três dias estaria discutindo, debatendo os caminhos que deveria seguir a educação escolar dos povos indígenas em Pernambuco. O que Rogério não contava era que o "Pacto pela Vida", política do estado de Pernambuco para combater a violência, ainda não havia chegado às estradas que levam a Cabrobó, onde fica a Terra Indígena Truká, local onde se realizaria o encontro.

No ônibus, Rogério, queria fumar o seu campiô (cachimbo), não queria incomodar os seus parentes, e foi até a cabine do motorista, a esta altura estavam há aproximadamente 8km de Petrolândia sentido Floresta, em num local chamado "Lixão", ele sentou no capu do motor , acendeu o campiô e recebeu um tiro na nuca.

"A bala veio pelo lado do motorista", "não havia pedras nem paus interrompendo a estrada, como normalmente se faz quando acontece um assalto", "os ladrões não atacam os ônibus de estudantes" , "ele deu a vida para salvar a gente, porque se a bala tivesse atingido o motorista, talvez hoje haveria muito mais caixões ".

Esses eram os comentários generalizados, normalmente acompanhados de muito choro, e a expressão "ele foi um guerreiro".

O crime foi denunciado na delegacia de Petrolândia por volta de duas ou três da manha do dia 05/12. Só resta saber daqueles que gerem o Pacto pela Vida, o que vai ser feito, para que a vida tenha sentido entre os povos indígenas em Pernambuco. E os/as professores/as indígenas de Pernambuco possam continuar se encontrar para trocar experiências, se confraternizarem e lutarem por seus direitos.

Que a morte de Rogério não seja em vão. Que se possa repensar o Pacto pela Vida.

Sentindo a dor da mãe de Rogério.

Eliene Amorim de Almeida - Centro de Cultura Luiz Freire

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.