VOLTAR

Indígena desenhista contribui em campanhas educativas

MS Notícias
07 de Nov de 2007

O agente indígena Timotéo Martins Benites, de 35 anos, do pólo-base de Iguatemi, vem utilizando seu dom de desenhar para fazer ilustrações nas campanhas educativas de saúde da aldeia Porto Lindo. As figuras ajudam a compreender as mensagens repassadas nos cartazes, cartilhas e informativos. Seus desenhos têm como público alvo o infantil.

Segundo Timotéo, o gosto de fazer caricaturas vem desde criança, mas há dois anos a suas ilustrações vem contribuindo nos programas sociais da Funasa. "Eu faço meus desenhos principalmente para divulgar os trabalhos feitos pelo pólo base da região. Eu espero que esse tipo de serviço atinja o maior público possível, não apenas as crianças", conta.

Seus desenhos têm como característica retratar a realidade com sua própria experiência vivida, mostrando tanto o lado positivo ou negativo, sempre utilizando a linguagem da região, Guarani-kaiowá.

De acordo com a dentista do pólo-base de Iguatemi, Roselena Caseiro, com a utilização dos desenhos as campanhas são melhores entendidas. "No seu ultimo desenho, mostra dois agentes da Funasa entregando escova e pasta de dentes a um indígena. São ilustrações que contribuem positivamente nas campanhas", explica a dentista.

Neste ano os seus desenhos já foram utilizados nas campanhas de amamentação, odontológicas e vacinação anti-rábica. Seu próximo trabalho é ilustrar a campanha DsT-Aids, que será lançada até o final do ano. A aldeia Porto Lindo, região sul do estado, possui mais de 3.700 indígenas com aproximadamente 870 crianças.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.