VOLTAR

Indígena de Mato Grosso faz tratamento em hospital de MS

MS Notícias - www.msnoticias.com.br
23 de Jul de 2008

A índia Xavante, Nilza Reupte, 15 anos, da aldeia Pontal, município de Paranatinga, Mato Grosso, está sendo submetida a tratamento contra fogo selvagem no Hospital Adventista do Pênfigo em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

A Coordenação da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) de Mato Grosso, encaminhou a paciente para Campo Grande por não haver tratamento especializado nesse tipo de doença no estado.

A Funasa de Mato Grosso do Sul, através da Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena) ficou responsável por acolher a adolescente e seu marido, além de se responsabilizar pela estadia de ambos, transporte para visitas e demais cuidados necessários enquanto a indígena se encontrar na cidade.

O Hospital do Pênfigo é pioneiro no tratamento de doenças dermatológicas, sendo considerado um dos melhores do país, a adolescente chegou à Campo Grande no dia 16 de junho, ainda não há previsão de alta, pois segundo os enfermeiros o tratamento é lento.

De acordo com a enfermeira do setor de dermatologia do hospital, Marta Izabel, a india que está sendo acompanhada de perto por uma equipe de médicos e enfermeiros, está reagindo bem aos processos clínicos aos quais está sendo submetida.

"Ela está cada dia melhor, o tratamento do Pênfigo Esfoliácio (Fogo Selvagem) é demorado, os medicamentos precisam ser tomados à risca, mas Nilza está reagindo muito bem", conclui a enfermeira.

O tratamento está sendo acompanhado também pela equipe da Casai de Campo Grande, que tem como objetivo acolher os indígenas que precisam sair de suas aldeias para fazer tratamento médico nas cidades.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.