VOLTAR

Indígena dá à luz dentro de carro em frente a hospital de Boa Vista

G1/RR - http://m.g1.globo.com
Autor: Neidiana Oliveira
12 de Set de 2013

Caso ocorreu por volta das 10h30, no Hospital da Criança Santo Antônio. 'Mãe e filha passam bem', segundo guarda que ajudou no atendimento.

Uma adolescente indígena, de 17 anos, deu à luz na manhã desta quinta-feira (12), dentro de um carro em frente ao Hospital da Criança Santo Antônio, localizado na avenida das Guianas, no bairro 13 de Setembro, na zona Sul de Boa Vista . As informações são da guarda municipal Uchôa, que ajudou no atendimento à mãe. Ela contou que foi a primeira vez que presenciou algo desse tipo e que ficou emocionada com a situação.

De acordo com Uchôa, o caso ocorreu por volta das 10h30, quando uma equipe da Universidade Federal de Roraima (UFRR) chegou na unidade de saúde com a grávida. ''A equipe da universidade informou que estava fazendo um trabalho de visitas e encontrou a moça sentindo dores, por isso resolveu ajudar", disse.

Ela destacou que há três anos trabalha na unidade de saúde e nunca tinha ocorrido algo parecido, mas se sentiu privilegiada em ajudar no nascimento da criança. A guarda relatou que tudo ocorreu muito rápido e pegou os funcionários do hospital de surpresa.

Mãe e filha passam bem e estão internadas na Maternidade de Boa Vista

"Não tivemos tempo para ajudar desde o início pois, segundo o motorista do veículo em que a moça estava, ela já vinha com muitas dores e contrações e acabou tendo a criança dentro carro". Uchôa ressaltou ainda que a família e a equipe da UFRR já haviam ligado para o Resgate do Corpo de Bombeiros, mas eles informaram que não havia viatura.

Logo após a criança nascer, de parto normal, mãe e filha foram conduzidas pelos fucionários ao trauma do hospital, onde receberam os primeiros socorros pela equipe médica. "Fomos informados que a adolescente não estava tendo acompanhamento médico [pré-natal] e estava esperando a criança para o próximo mês", relatou a guarda municipal.

Por volta das 11h30, a adolescente e a filha foram levadas pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Maternidade Nossa Senhora de Nazaré. A guarda municipal Uchôa informou que mãe e filha passam bem. "Ainda no hospital, a mãe amamentou pela primeira vez. Foi muito lindo", declarou Uchôa.

http://m.g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2013/09/indigena-da-luz-dentro…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.