VOLTAR

Indígena da aldeia Porto Lindo cometeu suicídio

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Maristela Brunetto
11 de Mar de 2004

O corpo do indígena Rosimario Degermes, de 26 anos, foi encontrado ontem à tarde em uma região de mata da aldeia Porto Lindo, em Japorã. Havia um pedaço de corda que tinha sido amarrado a uma corda, o que leva a suspeitar que o índio cometeu suicídio.
O índio guarani era da aldeia Pirajuí, em Paranhos, mas morava na Porto Lindo, segundo o site Reporterms. A ladeia ficou em evidência nos últimos meses devido à ocupação de 14 fazendas em áreas próximas que são reivindicadas para ampliar a Porto Lindo.
Laudo antropológico publicado na semana passada aponta que o conceito dos guarani é que eles pertencem à terra, visão oposta dos não índios.
Nas aldeias da região Sul do Estado são freqüentes os suicídios, principalmente em Paranhos, Dourados e em Juti. Na Porto Lindo não são freqüentes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.