VOLTAR

Indígena cobra promessas de campanha do prefeito de Rodrigues Alves

A Gazeta - http://migre.me/6OVy
Autor: Nelsom Liano Jr
11 de Set de 2009

O político teria feito promessas em nome da desistência a candidatura do lider indígena

O prefeito de Rodrigues Alves, Burica (PT), foi denunciado no Ministério Público Estadual pelo índio conhecido como José Duda Jaminawa. A acusação é de que o então candidato teria prometido, durante uma reunião com seis comunidades indígenas do rio Paraná dos Mouras, no dia 29 de setembro de 2008, uma série de ações caso fosse eleito. Por conta do documento assinado por Burica, José Duda, que é uma das lideranças indígena da região, teria aberto mão de ser candidato a vereador para apóia-lo, em troca dos compromissos eleitorais firmados.

O indígena explica: "Isso precisa ser ouvido e investigado porque nós índios nos sentimos enganados. O prefeito fez um acordo conosco, assinou e não cumpriu. Eu fui lá para cobrar na prefeitura depois que ele ganhou e tinha várias testemunhas. Ele disse para nós que não era obrigado a trabalhar com índio. Mas durante o período da campanha fez um acordo. Nós consideramos como compra de votos porque ele não cumpriu. Por isso, perdi a minha moral com a minha comunidade porque eles acreditavam em mim e no rapaz que se fosse eleito iria cumprir com as suas obrigações" afirmou.

José Duda também se sentiu prejudicado nas suas próprias aspirações políticas. "Ele me chamou e eu era candidato a vereador pelo PP. Me disse que se eu renunciasse a minha candidatura para apóia-lo a primeira coisa que faria seria criar uma secretaria indígena e me colocaria como secretário. Todo o recurso que viesse em nome das comunidades indígenas seria eu quem iria executar. Além disso, nos prometeu barcos para transporte, construção de casas nas comunidades e geradores. Ele não cumpriu nenhum item," garantiu. O depoimento do indígena para o MP foi assinado pelo corregedor geral, Ubirajara Braga de Albuquerque e pelo promotor, Danilo Lovisaro do Nascimento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.