VOLTAR

Indígena brasileiro recrutado pelas Farc se entrega na Colômbia

Terra - http://noticias.terra.com.br
22 de Set de 2013

Um indígena brasileiro de 24 anos identificado como "Hernán" se entregou ao Exército colombiano após ser recrutado pela guerrilha das Farc, informou um oficial neste domingo.

O indígena, da "etnia Kurripaco, oriunda do Brasil, seu país de origem", revelou que foi recrutado pelas Farc há seis meses, após cruzar a fronteira e entrar no território colombiano para trabalhar como agricultor com seu tio.

O recrutamento ocorreu na isolada zona rural do município de Inírida, departamento de Guainía, na fronteira com o Brasil.

Durante sua permanência nas fileiras das Farc, o indígena foi treinado no uso de armas e explosivos e trabalhou cavando trincheiras, informou o Exército.

Segundo o nativo brasileiro, outros 30 indígenas - das etnias Kubeos, Desanos e Tucanos - estão com as forças das Farc na mesma região.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), principal guerrilha do país, negociam a paz com o governo do presidente Juan Manuel Santos desde novembro de 2012, em Cuba, sem que haja uma trégua entre os dois lados.

http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/indigena-brasileiro-recrut…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.