VOLTAR

Índia se forma em Direito

FISEPE-PE
26 de Out de 2007

A graduação no curso de Direito da índia da Tribo Fulni-ô Rossana Bion, de Águas Belas, no Agreste, foi registrada, ontem, pelo deputado Claudiano Martins (PSDB). O parlamentar solicitou um Voto de Aplausos pelo "fato histórico". De acordo com Martins, com a monografia Efetivação dos Direitos Indígenas na Educação Superior Brasileira, Rossana foi aprovada com a nota máxima pela Associação Caruaruense de Ensino Superior. Para o tucano, a índia é uma guerreira nata.

"Sou conhecedor da obstinação dessa fulni-ô, pois estudamos juntos, no Ensino Básico, na Escola Municipal Gerson de Albuquerque Maranhão, em Águas Belas. Só a determinação e a coragem servem de combustível para o sucesso. Rossana venceu as dificuldades, ultrapassou obstáculos e graduou-se com relevante destaque. Com a monografia, ela externou sua preocupação em manter a cultura de seu povo na história", afirmou.

Segundo o parlamentar, a fulni-ô é exemplo a ser seguido por outros homens e mulheres, sejam índios, brancos, negros, pobres ou nordestinos. "Ela é prova viva de que a educação é e será a grande propulsora de mudanças sociais e culturais de todo um povo. Que a conclusão desse curso seja um marco de mudanças conceituais de que, quando o homem quer crescer, basta dedicar-se à educação. Que nossos governantes se baseiem no exemplo de Rossana e invistam mais no ensino público", solicitou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.