VOLTAR

Índia disputa eleição para cacique

Zero Hora-Porto Alegre-RS
Autor: SILVANA DE CASTRO
14 de Dez de 2004

Maior reserva do Estado tem pela primeira vez uma candidata ao cargo mais alto da aldeia

O tom de voz baixo e a timidez típica das mulheres indígenas não combinam com a agricultora Brasília Ribeiro Freitas, 57 anos. Contrariando os costumes, ela se tornou a primeira representante do sexo feminino a concorrer em uma eleição para cacique na Reserva da Guarita, a maior do Estado.

De ônibus e a pé pelos oito setores da área indígena localizada nos municípios de Redentora, Tenente Portela e Erval Seco, a caingangue solta a verbo para conquistar votos dos cerca de 2 mil eleitores que vão às urnas amanhã. Sete candidatos concorrem ao posto de chefe máximo na reserva de mais de 23 mil hectares.

- Meu plano tem apenas uma página porque não adianta ter um caderno cheio e não fazer nada - disse Brasília a uma eleitora ao entregar o xerox de suas propostas.

Na comunidade onde a maioria das mulheres ainda vive à sombra dos maridos, a candidatura da caingangue provocou alvoroço. De um homem, ouviu que estava rompendo uma tradição indígena ao se candidatar.

- Acho que você não entende de tradição nenhuma. Tradição é zelar pelo ambiente - respondeu Brasília, sempre com uma resposta na ponta da língua.

É nas mulheres que ela se apóia para ter um bom desempenho nas urnas. Até os 51 anos, quando retomou os estudos na 3ª série do Ensino Fundamental, Brasília não era diferente da maior parte do contingente feminino. Se dedicava aos 12 filhos na localidade de Três Soitas, em Tenente Portela, e pensava que o lugar dela era na cozinha.

Apesar do estranhamento, Brasília tem a solidariedade dos adversários, com quem tem uma relação cordial. Ficou acertado que é proibido falar mal um do outro. Os comícios foram coletivos em cada aldeia.

- Somos colegas, parentes. Nos nossos comícios falamos que os homens acham que só eles podem, mas os direitos são iguais - diz o atual cacique e candidato à reeleição, Carlinhos Alfaiate.

Brasília acredita que, mesmo se não ganhar, vai estar abrindo espaço às mulheres na reserva.

( silvana.castro@zerohora.com.br )

Os candidatos
- Armandio Bento
- Brasília Freitas
- Carlinhos Alfaiate
- Cornélio Camargo
- Luiz Sipriano
- Pedro Sales
- Valdones Joaquim
O pleito
- Dia 15 de dezembro, das 8h às 17h, em todos os setores
Votam indígenas acima dos 15 anos com documentação
- O voto é secreto, em cédulas eleitorais colocadas em urnas
- A contagem dos votos ocorre no dia seguinte. A posse será no dia 18
A Reserva da Guarita
A maior área indígena do Estado em extensão e uma das maiores em população vive da agricultura de subsistência, do trabalho de peão dos indígenas e do artesanato
Com 23.406 hectares e uma população de 4.030 habitantes, conforme um levantamento de 1999, a reserva já era habitada no século 18. Em 1991, a área foi homologada
O cacique, o equivalente ao delegado de polícia ou juiz dos não-índios, que será conhecido no dia 16 comandará os caingangues. A tribo predomina em relação aos guaranis na Guarita. A área enfrenta constantemente a mortalidade infantil e convive com as denúncias de arrendamento de terra

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.