VOLTAR

Incra garante compra de área para índios Terena

Diário de Cuiabá-MT
25 de Mai de 2002

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Glénio Alvarez, enviou um fax na tarde de ontem para Rondonópolis garantindo a compra de 8 mil hectares nas fazendas Tarumã, Floriano e Vale do Areia, para assentar os índios da etnia Terena.

Com a garantia da compra da área através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), os índios não interditaram ontem a rodovia BR-163, em Rondonópolis, como estavam ameaçando.

Os processos de aquisição das fazendas Tarumã, Floriano e Vale do Areia, para assentar os índios da etnia Terena, foi entregue, em Brasília, ao Conselho Diretor do Incra no início de abril, pelo superintendente do Incra em Mato Grosso.

Como as fazendas são produtivas, o Incra não pode fazer a desapropriação, conforme a lei 8.629/93 que proíbe a desapropriação de terras produtivas para fins de reforma agrária. A aquisição das terras devem ser efetuadas com base no decreto 433/92 alterado pelo decreto 2614/98, que prevê o pagamento aos proprietários dos imóveis em moeda corrente nacional e TDAs (Títulos da Dívida Agrária). As três áreas juntas somam 8.002,136 hectares.

Segundo o Incra, o valor total do imóvel é de RS 10,2 milhões, dos quais R$ 4,5 milhões será efetuado em dinheiro e o restante em TDAs.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.