VOLTAR

INCRA encontra solução para terras dos Nukini na Serra do Divisor

O Rio Branco- Rio Branco-AC
Autor: Fávia Domingues
21 de Jan de 2002

Uma solução intermediária entre FUNAI e INCRA apazigua e vem de encontro as reivindicações dos índios Nukini, localizados na região da Serra do Divisor, que querem a ampliação dos seus 32 mil hectares de terras. O superintendente do INCRA, Aldenor Fernandes, anunciou que já existem estudos para que, com o encerramento do levantamento dos seringal São Salvador, onde mora a maior parte dos ribeirinhos e seringueiros da região, os índios terão permissão para que fiquem com o restante das terras que se encontram desabitadas.

Com a solução, os índios, que são considerados preservacionistas natos, ficarão com boa parte das glebas que margeiam todo o parque da Serra do Divisor, formando um cordão de isolamento do Parque Nacional da Serra do Divisor junto como o seringal São Salvador.

Com o término dos levantamentos previstos para abril que englobam as glebas São Salvador, Timbaúba e Moa - Azul, o Incra pretende que o seringal se torne um projeto de assentamento auto-sustentável na região que se encontra dentro dos limites do município de Mâncio Lima.
O repasse da área tão logo se concluo os estudos do Incra, será entregue aos Nukini através de convênio com a FUNAI.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.