VOLTAR

Incra encaminha processo de aquisição de terras para Terenas

Midianews-Cuiabá-MT
11 de Abr de 2002

O superintendente substituto do Incra de Mato Grosso viaja hoje àtarde para Brasília para entregar ao Conselho Diretor do Incra, os processos de aquisição das fazendas Tarumã, Floriano e Vale do Areia, que serão adquiridas visando assentar os índios da etnia Terena, de Rondonópolis. Os índios reclamam a terra há anos e desde 1997 o Incra em cooperação à Funai e segundo foi estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário assumiu o compromisso de conseguir imóveis para assentá-los.

Como as fazendas são produtivas, o Incra não pode fazer a desapropriação, conforme a lei 8.629/93 que proíbe a desapropriação de terras produtivas para fins de reforma agrária. A aquisição das terras que devem acontecer nos próximos dias e serão efetuadas com base no decreto 433/92 alterado pelo decreto 2614/98.

As três áreas juntas somam 8.002,136 hectares e que serão pagas aos proprietários dos imóveis em moeda corrente nacional e TDA's (Títulos da Dívida Agrária). "É o fim de uma luta que os Terenas travaram em busca de uma terra para que possam viver com dignidade", resumiu o superintendente substituto do Incra, Jõao Batista Ferreira dos Santos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.