VOLTAR

Incra e Funai retomam ações na Reserva Apyterewa (PA)

Incra - www.incra.gov.br
30 de Jun de 2008

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Sul e Sudeste do Pará reiniciam na próxima semana o levantamento das famílias que residem na Reserva Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu.

O objetivo é diagnosticar a forma e o tempo das ocupações, além de verificar benfeitorias construídas na área. A ação retoma os trabalhos iniciados em outubro do ano passado e paralisados em função do período de chuvas. As atividades começam na quarta-feira (02) e devem ser concluídas em 90 dias.

A vistoria de identificação dos ocupantes não-índios será a primeira etapa do processo de desintrusão da Reserva, onde há impasse entre ocupantes e índios. A regularização será realizada nas terras indígenas Apyterewa (em São Félix do Xingu) e também na Gleba Las Casas, situada entre os municípios de Floresta do Araguaia, Pau D'Arco e Redenção.

De acordo com a Funai, a Reserva Apyterewa - de aproximadamente 770,5 mil hectares - foi homologada em abril de 2007 e está registrada na Secretaria de Patrimônio da União, destinada ao usufruto exclusivo dos índios Parakanã. Já a terra indígena Las Casas - de cerca de 21 mil hectares - aguarda publicação do decreto presidencial de homologação. A área foi declarada como de posse permanente do grupo indígena Kayapó, por meio de Portaria do Ministério da Justiça, em novembro de 2006.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.