VOLTAR

Incêndios atingem 72 hectares do Parque Nacional

Gazeta de Cuiabá
06 de Ago de 2003

Cerca de 72 hectares de área já queimaram este ano no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães em decorrência de incêndios florestais. O mais recente aconteceu no sábado, por volta das 19h30, e atingiu 30 hectares de vegetação de uma área próximo ao Rio Mutuca, no início do parque. A área particular está situada na margem direita de uma estrada de chão que dá acesso à Sadia Oeste, na altura do Km 28 da Rodovia Emanuel Pinheiro, que liga em 61 quilômetros Cuiabá ao município de Chapada.
O controle das chamas foi feita por cinco brigadistas do posto do Rio Mutuca do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis [Ibama] e por dois analistas ambientais do órgão. 'Não temos idéia de quem e o que provocou o incêndio porque já era noite', explica Jorge Luiz Marques, do posto do Ibama do Véu de Noiva. 'O trabalho foi controlado com o uso de abafadores', frisa seu colega, Bruno Soares.
A propagação do fogo foi facilitada por ventos fortes que atingiram a vegetação rasteira e seca. No domingo, brigadistas e analistas ambientais encontraram refugo do incêndio do dia anterior naquele local e debelaram as chamas usando água transportada em bombas-costais.
A chefe substituta do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, Alair Garcia, disse que a propriedade atingida pelo fogo pertence ao professor universitário Benedito de Figueiredo, mas não soube dizer como começou o fogo. Na manhã de ontem, funcionários do posto do Ibama do Véu de Noiva foram surpreendidos com a denúncia.
Dois ou três homens, supostamente embriagados, teriam ateado fogo em uma parte da vegetação conhecida como Mata Fria, a 2 Km dali, no córrego Congonha. Os homens fugiram em um veículo Volkswagem Passat, cor verde. A cena foi testemunhada por um trabalhador rural nas proximidades do apiário Buriti. Ele mesmo debelou o fogo e levou a denúncia ao conhecimento dos fiscais.
(-Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT-06/08/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.