VOLTAR

Incêndio no Parque Nacional das Emas é controlado

www.ambientebrasil.com
07 de Mai de 2007

O incêndio que atingiu o Parque Nacional das Emas, no sudoeste de Goiás, já foi controlado, segundo informou o Corpo de Bombeiros de Mineiros (GO). Cerca de 2.000 hectares do parque teriam sido consumidos.

Equipes de bombeiros e agentes do Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama) trabalharam durante todo o domingo para controlar as chamas, que começaram às 18h de sábado. Funcionários da reserva e fazendeiros vizinhos também participam da contenção das chamas. O local exato é de difícil acesso.

Um relâmpago pode ter sido a causa para o início do incêndio, já que são muito comuns nessa época do ano na região. Os bombeiros informaram que o fogo começou na área do parque localizada na cidade de Costa Rica. Além desta cidade, a área abrange ainda os municípios de Mineiros e Chapadão do Céu.

O Parque Nacional das Emas possui área de 131.800 hectares e é considerado uma das maiores reservas ecológicas do país. Ele está localizado próximo às divisas com o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tendo sido recentemente incluído nas ações prioritárias para Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Pantanal como área de importância biológica extremamente alta.

Histórico

O último incêndio de grandes proporções no parque ocorreu em 1994, quando 97% da região foi destruída, incluindo áreas vizinhas de cerrado.
A região sofre com um período de poucas chuvas em abril e isso pode ter deixado a vegetação mais seca do que o habitual, segundo informações dos bombeiros.
(Fonte: Portal G1, com informações da TV Anhanguera e da Agência Estado)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.