VOLTAR

Incêndio no Parque de Brasília mobiliza aviões e mais de 250 combatentes

ICMBio - www.icmbio.gov.br
20 de Set de 2010

Dois aviões air tractor de combate a incêndios florestais atuam desde a manhã de hoje no controle das queimadas que já consumiram mais de 10 mil hectares do Parque Nacional de Brasília. A cada hora eles lançam 13,5 mil litros de água sobre as áreas mais afetadas, que já se restringem a quatro pontos.

Ao mesmo tempo, por terra, cerca de 250 pessoas, entre brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio (50) e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (200), atacam o fogo em duas frentes nas áreas próximas a Barragem de Santa Maria e Mata do Bananal e na Estrada do Cristal.

O incêndio começou no domingo, por volta das 8 h da manhã, no entorno do parque, próximo à região da Granja do Torto. As primeiras informações são de que teria sido provocado por um grupo de jovens que saíam de uma festa rave na Granja. Isto deverá ser apurado posteriormente com uma perícia no local de origem do incêndio. Caso seja constatado que houve intenção criminosa, será aberto inquérito para apurar os culpados.

A área de vegetação, que estava ameaçada na região da Estrada do Cristal, foi protegida no inicio da noite de domingo com a ajuda do helicóptero do CBM-DF. A frente de fogo existente na região da Barragem de Santa Maria também foi debelada pelos bombeiros e brigadistas ainda durante a madrugada desta segunda-feira. Persistem ainda focos residuais no interior ou indo em direção as áreas já queimadas. No início da tarde de hoje, a situação encontra-se sob controle, após o alargamento das áreas de proteção, com a técnica de contra-fogo, na estrada real de Santa Maria, além das atividades de extinção e vigilância nas áreas já incendiadas, com objetivo de evitar reignição no local.

Ontem à tarde o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, esteve no parque para acompanhar as ações de combate e se reuniu com brigadistas e bombeiros a quem pediu empenho no sentido de debelar os focos que pudessem ameaçar as áreas de maior impacto, especialmente onde se concentram as nascentes.

O Parque Nacional de Brasília abriga a Barragem de Santa Maria, que fornece água para a população da Asa Norte, do Lago Norte e para várias comunidades do entorno.

Para Rômulo, o trabalho dos bombeiros e dos brigadistas é fundamental no momento em que a região central do país passa por um período de longa estiagem e enfrenta sucessivos problemas de incêndios, grande parte deles criminosos.

Neste momento estão em atividade no parque além dos bombeiros e brigadistas, pessoal da Caesb-DF, do PrevFogo/Ibama, e diversos equipamentos como duas piscinas de 11 mil litros para abastecer os aviões, um com capacidade de 3 mil litros de água e outro equipado para 1,5 mil litros; um helicóptero do Corpo de Bombeiros, três caminhões-pipa da Caesb e do parque e dezenas de viaturas.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/incendio-no-parque-de-brasilia-mobili…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.