VOLTAR

Incêndio na UFRS foi criminoso

OESP, Geral, p. A11
17 de Dez de 2003

Incêndio na UFRS foi criminoso

Elder Ogliari

O incêndio que destruiu o Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no dia 8 de novembro foi criminoso. A conclusão é de uma investigação da Polícia Federal, cujas conclusões, ainda não tornadas públicas, foram reveladas pelo jornal Zero Hora. Os laboratórios abrigavam equipamentos usados no desenvolvimento de plantas transgênicas, entre os quais um seqüenciador de DNA, uma incubadora de plantas e duas cabines aclimatadoras. O prejuízo foi calculado em R$ 2,9 milhões.
A investigação revelou que o fogo não foi provocado por um curto-circuito, mas foi ateado propositalmente em três pontos do centro. A suspeita é de que o incêndio seja obra de ativistas antitransgênicos. "Com esta ação, o terror desalojou centenas de estudantes em formação científica avançada, interrompeu aulas, estudos e experimentos, destruiu equipamentos no valor de milhões, abalou a estrutura do prédio", disse o pesquisador Homero Dewes, em artigo publicado ontem. "Continuaram inabalados, entretanto, a determinação e o ânimo daqueles que dedicam a sua vida à educação e à ciência."

OESP, 17/12/2003, Geral, p. A11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.