VOLTAR

Incêndio em área de reserva florestal atinge faixa de mais de 6 km no Pará

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Adonias Silva
19 de out de 2017

A Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns é uma das maiores do Brasil. Brigadistas do ICMBio e comunitários se mobilizam para conter o fogo desde domingo.

Um incêndio de grandes proporções atinge uma faixa de quase seis quilômetros na área da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (Resex Tapajós-Arapiuns), próximo de Santarém, no Pará. De acordo com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), brigadistas do órgão já conseguiram conter o fogo em pelo menos três quilômetros, desde o domingo (15).

Conforme o ICMBio, o fogo ainda consome ouros três quilômetros de vegetação. Além dos brigadistas, comunitários da Resex também se mobilizam para combater o incêndio. Animais foram encontrados mortos e árvores nativas estão sendo destruídas. As causas do incêndio ainda são investigadas. Não há registro de feridos ou de casas atingidas.

A reserva florestal é uma das maiores unidades de conservação do Brasil, com uma área total de 677 mil hectares. Nela vivem 22 mil habitantes em 74 comunidades originadas em aldeias indígenas e antigas vilas de missões religiosas, que ao longo do tempo se misturaram com imigrantes e colonos de diferentes origens.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/incendio-em-area-de-res…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.