VOLTAR

Incendio destroi 5 por cento da Chapada dos Guimaraes

OESP, Geral, p.A11
07 de Set de 2004

Incêndio destrói 5% da Chapada dos Guimarães
Área devastada no parque nacional equivale a cerca de 4 mil campos de futebol
Nelson Francisco
Especial para o Estado
CUIABÁ - Um incêndio já destruiu 5% do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, distante 67 quilômetros de Cuiabá. O fogo começou na quinta-feira, numa chácara na região do Rio Coxipó, na Área de Preservação Ambiental (APA), devastando a fauna e flora do cerrado. A área queimada equivale a cerca de 4 mil campos de futebol. O parque tem 33 mil hectares.
Cerca de 50 pessoas conseguiram controlar a queimada na tarde de ontem, numa área de difícil acesso.
No entanto, o clima seco, o vento e a baixa umidade do ar contribuem para o surgimento de novos focos de queimadas, que se alastram na vegetação seca da localidade conhecida como Portão do Inferno - onde está a Cachoeira Véu de Noiva, cartão-postal do parque, com uma queda-d'água de 76 metros.
Segundo o coordenador do Programa de Prevenção ao Fogo (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Romildo Gonçalves, as hipóteses mais prováveis para o início do incêndio no parque são queimadas provocadas por turistas e donos de chácaras na região. "É preciso que as pessoas tenham o mínimo de respeito pelo meio ambiente", lamentou Gonçalves. "Sem chuvas nesta época do ano temos de redobrar os cuidados para evitar qualquer princípio de fogo."
Técnicos do Ibama e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) estão preocupados com o feriado prolongado. O grande número de turistas que procuram o parque poderá agravar ainda mais a situação.
Fogueiras para acampamentos e churrascos têm aumentado os focos de queimadas na região, cercada por cânions, cachoeiras, rios, paredões e vegetação rasteira seca nesta época do ano. "Estamos monitorando o parque 24 horas, mas com o grande número de visitantes é impossível controlar as atividades de todas as pessoas."
Seca - Todos os anos a escassez de chuvas no Centro-Oeste favorece as queimadas no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Em 2001, cerca de 9 mil hectares do parque foram destruídos pelo fogo. Já em 2002, as queimadas devastaram 60 hectares na região. No ano passado, não foram registrados incêndios na localidade, apenas ocorrências de queimadas agropastoris controladas e focos de incêndios às margens da Rodovia Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. "A falta de consciência da população é o X da questão. Infelizmente, por mais que a gente faça campanhas, as pessoas não aprendem", observou o coordenador do Prevfogo em Mato Grosso.

OESP, 07/09/2004, p. A11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.