VOLTAR

Incêndio de três dias em mata nativa ameaçou área de preservação ambiental

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: G1 Bauru e Marília
01 de Ago de 2018

Incêndio de três dias em mata nativa ameaçou área de preservação ambiental
01/08/2018 16h22 Atualizado 01/08/2018 16h23

Por G1 Bauru e Marília

Fogo que começou no domingo (29) e foi controlado na terça (31) atingiu área próxima à Estação Ecológica de Barreiro Rico, em Anhembi (SP). Recuperação da mata deve levar 15 anos.

Um grande incêndio que teve início no domingo (29) e só foi controlado na noite de terça-feira (31) destruiu uma grande área de mata nativa em Anhembi (SP), no entorno da Estação Ecológica Estadual de Barreiro Rico.

O trabalho de combate às chamas, que consumiu 85 mil litros de água, contou com a participação de bombeiros, brigadistas do Instituto Federal de Conservação da Biodiversidade (Instituto Chico Mendes), além das polícias Ambiental e Militar, com apoio do helicóptero Águia.

Apesar da estação ecológica não ter sido atingida, técnicos destacam que as áreas queimadas de mata nativa, formada por vegetação de cerrado e de mata atlântica, abrigam muitas espécies da fauna e da flora, algumas delas em extinção.

Incêndio atingiu área de mata nativa em Anhembi: prazo de recuperação é de 15 anos
Agentes da estação florestal que fizeram o rescaldo do incêndio ainda não calcularam exatamente a área total atingida, mas estimam em dezenas de hectares de mata nativa. O prejuízo, segundo eles, é incalculável e o tempo de recuperação da vegetação pode durar até 15 anos.

Ainda não se sabe a origem do incêndio, porém o capitão Edson Winckler Filho, do Corpo de Bombeiros, acredita que pode ter sido intencional. Segundo ele, casos de combustão espontânea são raros.

Além disso, como a área possui estradas e plantações de cana, há circulação de pessoas. Uma perícia vai investigar as causas do incêndio.

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2018/08/01/incendio-de-tr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.