VOLTAR

Incendio comprometeu a floresta de Carajas

CB, Brasil, p.17
11 de Ago de 2005

Incêndio comprometeu a floresta de Carajás
O incêndio no Pará, que começou no último dia 31, destruiu mais de 200 hectares da unidade de conservação da Floresta Nacional de Carajás, no Sul do Pará. O fogo atingiu principalmente áreas de vegetação florestal, de acordo com a chefe da Floresta Nacional de Carajás, Viviane Lassman. O analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Marabá (PA), Ivan Borel, informou à Agência Brasil que o fogo estava concentrado em uma zona de campos altos, caracterizada pela vegetação de pequeno porte e pela presença de pedras arredondadas. A informação é de que o incêndio já está sob controle.
Não há mais linha de fogo em expansão, apenas madeiras que continuam queimando”, declarou Viviane Lassman. Quarenta homens do Corpo de Bombeiros, Ibama e Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) trabalhavam ainda ontem na operação de rescaldo e monitoramento da área atingida pelo fogo. Das duas aeronaves utilizadas para controlar o incêndio, uma já está sendo deslocada para outra região. A chefe da Floresta Nacional de Carajás contou que houve um sobrevôo para medir, ontem de manhã, a área queimada com mais precisão e, por isso, ainda não dispunha das informações coletadas pelos técnicos.
Os peritos que investigam as causas da queimada não chegaram à região até ontem no meio da tarde. Esse é o oitavo foco de incêndio na Floresta Nacional de Carajás, apenas neste ano. É uma unidade muito modificada pela ação humana, principalmente por causa da mineração. Mas os outros focos foram rapidamente controlados e não causaram grandes estragos”, explicou Lassman.
A Floresta Nacional de Carajás tem 411,9 mil hectares e foi criada em 1998, mas a concessão para atividades de pesquisa e lavra mineral para a Companhia Vale do Rio Doce foi mantida pelo governo federal na época.

CB, 11/08/2005, p. 17

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.