VOLTAR

Incêndio atinge quase metade do Parque Nacional de Ilha Grande

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Por G1 PR
15 de Ago de 2016

Incêndio atinge quase metade do Parque Nacional de Ilha Grande

De acordo com o ICMBio, fogo atingiu 35 mil dos 76 mil hectares do parque, no noroeste do Paraná. Estado registrou 1,6 mil incêndios ambientais na primeira quinzena de agosto.

O incêndio que atinge o Parque Nacional de Ilha Grande desde 8 de agosto alcançou quase metade da área de preservação, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do local.

Segundo o órgão, o fogo atingiu cerca de 35 mil dos 76 mil hectares do parque. Os focos de incêndio estão localizados em Altônia, São Jorge do Patrocínio e Alto Paraíso, no noroeste do Paraná.

O ICMBio não conseguiu identificar o que provocou o incêndio. Segundo o instituto, há frentes de combate nas áreas onde os incêndios são mais graves: uma ao norte na várzea continental e outra ao sul na Ilha Grande.

De acordo com a Defesa Civil, o tempo seco, as altas temperaturas e os fortes ventos da região fazem com que o fogo se alastre rapidamente.

Segundo a administração do parque, não há registros de chuvas no local desde 16 de julho. Os ventos chegam a 50 km/h.

Incêndios ambientais
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados 1.683 incêndios ambientais em todo o Paraná na primeira quinzena de agosto. Ao longo de todo o mês de julho, por exemplo, foram 2.368.

Apenas nas regiões oeste e noroeste do estado, foram 606 focos de incêndios ambientais nas duas primeiras semanas de agosto.

https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2019/08/15/incendio-atin…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.