VOLTAR

Incêndio atinge o Parque Nacional de Brasília; veja vídeo

G1 - https://g1.globo.com
Autor: G1 DF
16 de set de 2018

Incêndio atinge o Parque Nacional de Brasília; veja vídeo
16/09/2018 17h47

Por G1 DF

Primeiras equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local no fim da tarde; combate se encerrou às 19h. Motivo do fogo é desconhecido.

Incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional de Brasília na tarde deste domingo (16). Até as 17h30, as primeiras equipes do Corpo de Bombeiros ainda tentavam acessar a área de mata fechada. A queimada foi controlada por volta das 19h.

A causa do fogo é desconhecida. De acordo com a corporação, a área queimada fica perto do Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército e de um hipermercado.

Uma imagem feita pelos bombeiros mostra a extensão da área queimada (veja abaixo). No vídeo, é possível ver a fumaça sobre a copa das árvores, em uma região com vegetação densa e alta.

Foram empregados 42 militares, 10 carros e 2 aeronaves no combate ao fogo. A extensão da área queimada não tinha sido calculada até a última atualização desta reportagem.

Incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional de Brasília; veja vídeo

Fogo e seca
A baixa umidade relativa do ar nesta época do ano, na região central do país, favorece a ocorrência de incêndios. No início do mês, o G1 mostrou que o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tinha recebido 135 chamados desse tipo em 48 horas.

Entre janeiro e a primeira semana de setembro, os incêndios florestais já tinham consumido cerca de 2,3 mil hectares de vegetação na capital. O número equivale ao triplo da área ocupada pela região de Águas Claras, por exemplo.

Apesar do número alto, as estatísticas são menores do que em comparação com 2017. No ano passado, houve 4.904 ocorrências e uma área queimada de 6.895,33 hectares. De acordo com os bombeiros, isso se deve ao volume intenso de chuva que caiu em agosto, o que ajudou a reduzir a quantidade de ocorrências.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas esparsas registradas na última quinta-feira (14) e neste sábado (16) devem se tornar mais frequentes nas próximas semanas. Com a volta das nuvens, a expectativa é de que o índice de incêndios diminua até o fim do ano.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2018/09/16/incendio-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.