VOLTAR

Incêndio atinge a Floresta Nacional de Ipanema

ICV-Instituto Centro Vida-Cuiabá/MT
02 de Out de 2003

Um incêndio havia consumido até a tarde de hoje] pelo menos 2 milhões de metros quadrados de cerrado e matas de transição na Floresta Nacional de Ipanema, administrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis [Ibama], em Iperó, região de Sorocaba. As chamas irrompidas na terça-feira, foram consideradas debeladas durante a noite, mas voltaram a surgir de manhã.
A área queimada, equivalente a 200 hectares, inclui bosques com árvores frondosas e trechos de mato rasteiro destinados a um projeto de recomposição florestal. O mato seco, o calor e o vento estavam contribuindo para a propagação dos focos. A brigada de incêndio do Ibama e uma equipe do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, apoiada por três viaturas especiais, tentavam evitar que o fogo atingisse o maciço florestal do Morro de Araçoiaba, o mais importante remanescente de mata atlântica da região. O terreno íngreme dificultava o acesso de tratores para isolar, através da abertura de aceiros, a parte mais densa da mata. Um helicóptero era utilizado para orientar as equipes em terra no combate ao fogo.
Bombeiros do Centro Tecnológico da Marinha [Aramar] também foram mobilizados. As condições do terreno não permitiam o transporte de água até os focos e as chamas estavam sendo combatidas com o uso de abafadores. O vento dificultava a operação, ajudando a espalhar o fogo. As redes de iluminação e telefonia foram atingidas. A sede administrativa do Ibama na área ficou sem comunicação.
A Companhia Piratininga de Força e Luz [CPFL] foi obrigada a cortar a energia de alguns bairros. Moradores da região disseram que o primeiro foco foi causado pelos próprios funcionários do Ibama, durante um exercício de combate a incêndios. A administradora da Floresta, Ofélia Gil Wilmersdorff, estava acompanhando a ação da brigada e não foi localizada. O Ibama vai emitir um laudo sobre as possíveis causas
(-Instituto Centro Vida-Cuiabá-MT-02/10/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.