VOLTAR

Incêndio atinge área de Mata Atlântica em SP

OESP, Vida, p. A17
26 de Jul de 2012

Incêndio atinge área de Mata Atlântica em SP

Sandro Villar
Presidente Prudente
Especial para o Estado

Depois de 20 horas de trabalho, os bombeiros controlaram ontem o incêndio que atingiu a encosta do Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema, extremo oeste paulista.
O incêndio, que durou das 19 horas de anteontem até as 15 horas de ontem, destruiu ao menos 6 hectares de mata nativa. A causa ainda é desconhecida. " A perícia da Polícia Civil vai investigar", explica o cabo Luiz Eduardo de Almirante, comandante do Corpo de Bombeiros de Mirante do Paranapanema.
O militar conta que, para combater o fogo, foi preciso o trabalho de bombeiros de Presidente Prudente, da Polícia Ambiental, da brigada de incêndio da Usina ETH e do helicóptero Águia da Polícia Militar, que despejou água na mata
"O combate por terra é complicado", afirma Almirante. Segundo ele, cerca de 20 mil litros de água foram usados.
Suspeita. Com uma área de 33 mil hectares, o Parque Estadual do Morro do Diabo é a maior reserva de Mata Atlântica do interior paulista. Abriga animais nobres. "Tem onça-parda, onça pintada, onça-preta, jaguatirica, anta, tatu e sucuri", explica Raul Santos Araújo, vigia do parque que ajudou a combater as chamas. Ele lembra que a reserva também tem mico-leão-dourado e mico-leão-preto. "Todo ano é assim: assentados costumam tocar fogo na grama seca para brotar pasto novo para o gado", especula o vigia.
Sem mortes. Até ontem, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Mirante do Paranapanema, não havia sido encontrado nenhum animal morto na área devastada pelo incêndio.
Com suas características de solo, flora e fauna próximas da situação primitiva, o parque também abriga a maior reserva de peroba-rosa do Estado, uma espécie ameaçada pelo desmatamento, por causa da grande procura por sua madeira.

OESP, 26/07/2012, Vida, p. A17

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.