VOLTAR

Incêndio atinge área de eucaliptos da UFSCar em São Carlos

G1 - https://g1.globo.com/
06 de Set de 2021

Segundo o Corpo de Bombeiros, chamas se alastraram e até a noite de domingo (5) já tinham destruído mais de 150 mil metros quadrados de uma área de vegetação.

Uma queimada atingiu a área de eucaliptos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na tarde de domingo (5). O fogo foi controlado durante a noite.

Na manhã desta segunda-feira (6) apenas a brigada da UFSCar atua para apagar pequenos focos. A área não deve ser acessada devido a alto risco de queda de árvores.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas teriam começado por volta das 13h30. As chamas se alastraram e até a noite já tinham destruído mais de 150 mil metros quadrados de uma área de vegetação.

A Administração Superior da UFSCar informou que o fogo foi controlado com o trabalho de equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Parque Ecológico, Embrapa, usinas da região e da própria UFSCar.

A universidade reforça que, neste momento, é essencial que as pessoas acessem o local, pois há quedas de eucaliptos, oferecendo alto risco à integridade física e à vida humana.

"A UFSCar reconhece e agradece a preocupação e a disponibilidade das pessoas em ajudar, mas, neste momento, qualquer incursão ao local apenas dificultará ainda mais o trabalho das equipes que buscam conter o fogo nos eucaliptos", diz a universidade.

Diversidade
O Cerrado tem 47 hectares e abriga mais de 16 espécies de plantas. Já foram registradas na região pelo menos 300 espécies de aves, em torno de 20 mamíferos de médio e grande porte nessa área.

Entre os animais silvestres, o fragmento de Cerrado da UFSCar costuma ser abrigo de onça parda, lobo-guará e de várias espécies de serpentes como cascavel, coral, jararaca, entre outras.

https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2021/09/06/incendio-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.