VOLTAR

Incêndio ameaça Terra Indígena Arariboia no sudoeste do Maranhão

Pontifícias Obras Missionárias - POM - www.pom.org.br
Autor: Jaime C. Patias
28 de Set de 2015

Um incêndio de grandes proporções avança sobre a Terra Indígena Arariboia, habitada pelo povo Guajajara, na região sudoeste do Maranhão. Os indígenas denunciam a demora do poder público em tomar providencias.

Segundo testemunhas o fogo teria começado no domingo, dia 20, e está queimando as últimas reservas de mata nas proximidades das aldeias Lagoa Comprida, Zutiwa, Angico Torto e Canudal.

A grande preocupação é com grupos de Awa, indígenas isolados que habitam a região e são os mais ameaçados do Brasil, conforme campanha da Survival International.

Rosimeire Diniz, da coordenação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) em São Luís (MA), relata que hoje, dia 25, o fogo ainda continua descontrolado. A fumaça toma conta das aldeias, os bichos estão morrendo, as casas pegam fogo deixando as famílias desesperadas. "A população pede socorro, pois somente a brigada indígena não está dando conta de combater o fogo que se alastra rapidamente", afirma Diniz.

Os moradores da região pedem socorro. Um vídeo feito pelos indígenas e divulgado nas redes mostra o drama vivido pela população local.

Incêndio ameaça Terra Indígena Arariboia no sudoeste do Maranhão

A Terra Indígena Arariboia tem 413 mil hectares e foi homologada em 1990 sendo habitada por cerca de 10 mil indígenas Guajajara.

http://www.pom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4456…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.