VOLTAR

Incêndio ameaça parque estadual no Mato Grosso

Diário de Cuiabá - link: www.diariodecuiaba.com.br
14 de Ago de 2007

Área de preservação, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, já perdeu um hectare consumido por fogo criminoso. Bombeiros atuam no local

Um incêndio no Parque Estadual Lagoa Azul, em Nobres (a cerca de 200 quilômetros), mobiliza bombeiros da Capital, brigadistas e voluntários. Ontem pela manhã, uma equipe de 10 bombeiros seguiu de Cuiabá para o parque para reforçar o combate ao fogo.

O temor da população e ambientalista é que o incêndio que se restringia ao pé do morro se espalhe e atinja a área de proteção da Lagoa Azul, um dos principais pontos turísticos do Estado. O parque tem pouco mais de 12 hectares, das quais o fogo destruiu pelo menos um neste final de semana.

O tenente do Corpo de Bombeiros Gilson Marconi, que atua na equipe de Gestão do Fogo da Defesa Civil Estadual, informou, no início da noite de ontem, que aguarda um contato da equipe que seguiu para o parque para avaliar a necessidade ou não de enviar mais bombeiros.

Já em Cuiabá, um incêndio destruiu grande parte da área conhecida como Campo do Bode, no bairro do Porto, e agravou ainda mais a qualidade do ar. A densa fumaça se espalhou pelo bairro e invadiu casas e prédios vizinhos.

De acordo com o empresário Raimundo Nonato Rodrigues, o fogo começou no sábado à tarde e se espalhou pela área. Nesta época do ano, diz Nonato, os incêndios são comuns no local por causa da vegetação rasteira, formada basicamente por capim.

Os bombeiros só começaram a combater as chamas no início da tarde de ontem. A demora no atendimento deixou irritados os moradores vizinhos. Dona Maria Auxiliadora de Jesus disse que várias pessoas acionaram o Corpo de Bombeiros, mas nenhuma equipe apareceu no local no final de semana.

Em poucas horas, menos de duas, 25 bombeiros conseguiram conter as chamas ontem. Durante a atuação das equipes, um preá que tentava fugir do fogo foi capturado por um soldado. O roedor salvo pelos bombeiros foi levado para a área que o fogo não chegou, onde havia outros pequenos animais.

Umidade
Os cuiabanos tiveram ontem um dos dias mais secos do ano. A umidade relativa do ar chegou a 19%, obrigando a Defesa Civil a emitir um boletim de alerta orientando a população. No documento, o órgão desaconselha a prática de atividades físicas ao ar livre, sugere o aumento da ingestão de água e umidificação do ambiente doméstico e de trabalho.

Por causa desse alerta, a Secretaria Municipal de Educação (SME) decidiu suspender as aulas de educação física no período vespertino, orientando as escolas a substituí-las com atividades recreativas em sala de aula. As escolas também estão pedindo que as crianças levem garrafinhas de água para a sala de aula, como forma de manter os estudantes bem hidratados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.