VOLTAR

Inaugurada exposição sobre povos indígenas no Salão Branco

Agência Senado - http://www12.senado.leg.br/noticias
12 de Mai de 2015

Inaugurada exposição sobre povos indígenas no Salão Branco

Da Redação | 12/05/2015, 20h11 - ATUALIZADO EM 12/05/2015, 20h33

As três décadas de luta da população indígena pelo reconhecimento de seus direitos são retratadas em mostra fotográfica inaugurada nesta terça-feira (13), no Salão Branco do Senado Federal. Intitulada Exposição Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 - Retrospectiva em imagens da luta dos povos Indígenas no Brasil por seus direitos coletivos, a exibição, aberta nesta terça-feira (12), segue até o dia 22 de maio. A realização no Senado é uma iniciativa do senador João Capiberibe (PSB/AP), em parceria com a Embaixada da Noruega e o Instituto Socioambiental (ISA).
A exposição foi montada pela primeira vez em 2013, na Praça Externa do Museu Nacional, e faz parte das comemorações dos 30 anos do apoio norueguês aos povos indígenas no Brasil e dos 25 anos da Constituição. Ao todo, a mostra conta com 44 imagens, de autoria de 33 fotógrafos. A maioria das imagens foi publicada originalmente na imprensa ou nos volumes da série Povos Indígenas no Brasil, elaborada, inicialmente, pelo Centro Ecumênico de Documentação e Informação (Cedi) e, a partir de 1994, pelo ISA, com apoio do governo norueguês.
De acordo com Márcio Santilli, sócio-fundador do ISA, a exposição reúne um conjunto de imagens emblemáticas sobre a participação dos indígenas na história do país.
- Sem dúvida, é uma enorme satisfação compor essa parceria, que possibilita a chance de rever as imagens das mobilizações - ressaltou.
A embaixadora da Noruega no Brasil, Aud Marit Wiig, comemorou a participação do Senado e destacou que, no ano passado, a exposição passou por São Paulo, Belém e Manaus.
- Estou muito feliz por estar aqui nessa mais elevada representação do povo brasileiro. A mostra ilustra em retrospecto momentos marcantes da luta dos povos indígenas na busca por seus direitos - disse.
De acordo com o senador João Capiberibe (PSB/AP), idealizador da mostra na Casa, alguns avanços já foram conquistados com a empatia da opinião pública e com o apoio de países que construíram sólidas democracias, dentre eles a Noruega.
- Não haverá democracia sem que a gente consiga conviver reconhecendo as diferenças. A sociedade capitalista precisa saber que, às vezes, o que lhe é servido à mesa é resultado de violência, assassinato e tortura dos povos tradicionais e indígenas - afirmou.
A mostra
Entre outros temas, as imagens retratam a batalha pelo reconhecimento das terras indígenas; a resistência às invasões de garimpeiros e madeireiros; o apoio de músicos como Sting e Milton Nascimento; a apropriação das tecnologias do homem branco; as ameaças aos últimos povos "isolados"; as mobilizações recentes pela garantia de seus direitos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/05/12/inaugurada-expo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.