VOLTAR

A importância de Teresópolis para a preservação da vida

O Diário de Teresópolis - http://odiariodeteresopolis.com.br
Autor: Marcello Medeiros
22 de Mai de 2010

Neste sábado, 22 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade, data que marca o ano de 2010 como o escolhido em Assembléia Geral das Nações Unidas para conscientizar a importância da biodiversidade para o planeta. Em diversos eventos estão sendo discutidas também as conquistas alcançadas até agora na preservação de diversas formas de vida e os esforços para tentar reduzir o índice de perda da biodiversidade. Privilegiada pela natureza, Teresópolis tem grande importância para a conservação ambiental e hoje possui três parques, de três esferas diferentes. Apesar disso, recentemente foi noticiada a possibilidade de se construir uma estrada cortando o maior deles, o Três Picos, justamente em um dos trechos onde a unidade é exemplo de conservação, a floresta do Jacarandá. Isso mostra que a cidade não tem um "pensamento tão verde assim".

O ponto focal para o Ano Internacional da Biodiversidade é o Secretariado da Convenção em Diversidade Biológica. Estabelecida na Conferência Mundial Rio 92 [Earth Summit in Rio de Janeiro in 1992], a Convenção em Diversidade Biológica [Convention on Biological Diversity - CBD] é um tratado internacional para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e o compartilhamento igualitário dos seus múltiplos benefícios. Com 191 integrantes, a CBD tem quase uma participação universal. O Ano Internacional da Biodiversidade 2010 visa refletir sobre as ações já realizadas, além de celebrar os sucessos alcançados até agora. Para isso, está sendo construída uma plataforma de conhecimento sobre o que significa a biodiversidade e sobre porque preservá-la seja tão importante.

http://odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=14425

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.