VOLTAR

Impedida avaliação da Funai

Diário Catarinense - Florianópolis/SC
Autor: Darci Debona
14 de Fev de 2001

Os agricultores de Sede Trentin instalados nos 975 ha reivindicados pelos índios Kaingang, da aldeia de Toldo Chimbangue, decidiram ontem (13/02) impedir o levantamento do Grupo de Trabalho formado pela Funai. O grupo está desde de segunda feira na cidade de Chapecó para avaliar as benfeitorias realizadas pelas 70 famílias que seriam atingidas perla desapropriação.

Segundo um dos advogados dos agricultores, Juarez Colpani, o levantamento sé será permitido após o Ministério da Justiça definir se a área é indígena ou não.

Em caso de desapropriação os agricultores exigem a indenização das terras ao preço de mercado e, das benfeitorias, pelo preço de novas.

O administrador regional substituto da Funai, Renato Padilha, espera receber hoje a ata com a decisão dos agricultores para viabilizar o levantamento judicialmente. O cacique Idalino Fernandes disse que os Kaingang devem se reuinir amanhã com a procuradora da Republica Sônia Niche para garantir o levantamento das benfeitorias.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.