VOLTAR

Impasses e controvérsias da hidreletricidade

Boletim Informativo MOAB v. 13 s.n., jun 2007, p. 1, 5
Autor: GAZZETTA, Clodoaldo Armando
30 de Jun de 2007

Impasses e controvérsias da hidreletricidade

O Instituto Sócio ambiental e o Instituto Vidágua vão .lançar lima campanha de recuperação dá Mata Ciliar da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape.
A essência,desta proposta é "COMPARTILHAR" e oferecer aquilo que se tem, sonhos. experiências, vivências e objetivos. que certamente ajudarão no fortalecimento individual e coletivo. A proposta de uma ampla articulação regional envolvendo os diversos segmentos dos estados de São Paulo e Paraná como: prefeituras, escolas, órgãos públicos federais e estaduais. empresas. ONG'S e comunidades em geral. Veja ,o teor da Campanha na pagina 5.

A campanha de recuperação das matas ciliares do Vale do Ribeira Histórico e ações

Clodoaldo Armando Gazzetta

O que são matas ciliares

As Matas Ciliares são formações florestais encontradas ao longo das margens de rios, nascentes, lagos e represas, que aproveitam a umidade do solo, e ajudam na proteção das águas e na alimentação da fauna aquática e terrestre. Estão protegidas por Lei Federal que as considera como Áreas de Preservação Permanente - APP. Portanto, são ambientes intocáveis. As matas ciliares protegem os rios do assoreamento e da poluição, conservam o solo, equilibram o clima, melhoram a qualidade das águas, alimentam diferentes formas de vida, além de servir de corredor-ecológico e abrigo para a biodiversidade.

A campanha
As -margens do Ribeira a cada ano: vêm sendo ocupadas por atividades incompatíveis à.proteção dos recursos hídricos. Os dados: apontam para uma destruição de mais de 500 campos de futebol de mata ciliar por ano, e as conseqüências já estão sendo sentidas, como o assoreamento dos rios, perda da qualidade da água. comprometimento da pesca. erosões das margens e empobrecimento do solo.

Para se restabelecer todos os processos florestais apenas no lado paulista da região, seria necessário o reflorestamento de 10.542 hectares de mata ciliar, o equivalente a mais de dez mil estádios de futebol.

Recentemente preocupados com esta situação, duas instituições locais o Instituto Socioambiental - ISA e Instituto Ambiental Vidágua aprovaram dois projetos cuja essência é iniciar um processo de discussão dos temas relacionados à proteção das águas :e a recuperação das matas ciliares na Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira:
1o O Vidágua aprovou junto ao Fundo Nacional do Meio ambiente o Projeto 'Plano Estratégico de Recuperação da Mata Ciliar da Bacia Hidrográfica Federal do Rio Ribeira de Iguape'.

2o O ISA aprovou junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape o Projeto 'Ribeira Sustentável: Articulação e Mobilização Social para a Conservação e Recuperação das Matas Ciliares do Vale do Ribeira'.

Em outubro do ano passado às instituições ISA/VIDÁGUA selaram um acordo para o desenvolvimento conjunto das duas iniciativas, e iniciaram um movimento para que o tema das matas ciliares integrasse a agenda ambiental da região, visando a criação de uma ampla CAMPANHA regional que envolva os diferentes segmentos sociais, para compartilhar iniciativas e ações, em defesa da sociobiodiversidade do Vale do Ribeira.

A CAMPANHA envolverá 33 municípios do. Vale do Ribeira, sendo 10 paranaenses e 23 paulistas, e sua atuação se dará por meio de 5 grandes linhas de ação:
(i) articular os segmentos públicos e sociais a participarem dos processos de restauração das matas ciliares; (ii) aprimorar os estudos necessários ao conhecimento da situação destes ecossistemas;
(iii) iniciar um processo compartilhado e permanente de recuperação destas florestas, com a restauração emergencial de 120 hectares;
(iv) aprimorar os sistemas de produção de mudas e sementes e;
(v) desenvolver atividades de educação ambiental e mobilização, envolvendo as escolas e a.população em geral, nos processos de reflorestamento e revitalização ecológica dos rios da região.

A essência desta proposta é 'COMPARTILHAR'e oferecer aquilo que se tem, sonhos. experiências, vivências e objetivos, que certamente ajudarão no fortalecimento. individual e coletivo. A proposta de uma ampla articulação regional envolvendo os diversos segmentos dos estados de São Paulo e Paraná como: prefeituras. escolas, órgãos públicos federais e estaduais, empresas, ONG'S e comunidades em geral, favorece a iniciativa, e fortalece o debate sobre as propostas de recuperação e proteção das matas ciliares e da qualidade das águas do Ribeira.

O lançamento da Campanha "Recuperação da Mata Ciliar do Vale do Ribeira será:
Data: 29 e 30, de junho/2007
Hora: a partir das 9 horas
Local: salão do KKKK na cidade de Registro

Clodoaldo Armando Gazzetta
Biólogo - Coordenador do Programa Mata Atlântica Instituto Ambiental Vidágua

Boletim Informativo MOAB v. 13 s.n., jun 2007, p. 1, 5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.