VOLTAR

Impacto Amazônia: movimento do Pacto Global da ONU promove participação de empresas para manter floresta em pé

Um Só Planeta - https://umsoplaneta.globo.com/sociedade/noticia/2023/09/14/
14 de Set de 2023

Impacto Amazônia: movimento do Pacto Global da ONU promove participação de empresas para manter floresta em pé
Iniciativa tem como objetivo fomentar ações coletivas e soluções para enfrentar os desafios do desmatamento e da preservação da região, incentivando o desenvolvimento sustentável

Por Guilherme Justino, de Nova York, para o Um Só Planeta
14/09/2023 19h00

Com a ambição de mover o setor empresarial brasileiro para combater o desmatamento e a manter a floresta em pé, o Pacto Global da ONU no Brasil lança nesta quinta-feira (14) o movimento Impacto Amazônia. Parte da estratégia Ambição 2030, criada para acelerar a Agenda 2030, fazendo com que as organizações assumam compromissos públicos em metas ousadas e mensuráveis, a iniciativa busca engajar as empresas dos setores público e privado para contribuir para alavancar o desenvolvimento sustentável da Amazônia, de olho no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O anúncio ocorre durante o SDGs in Brazil, evento da rede brasileira que ocorre na sede das Nações Unidas, em Nova York. As empresas que aderirem ao Movimento assumem o compromisso de, até 2030, implementar iniciativas e projetos que assegurem que a operação e a cadeia de valor da companhia não contribuam para a devastação florestal.

Em pesquisa realizada com mais de 160 empresas participantes do Pacto Global da ONU no Brasil este mês, a maior parte (58,54%) informa que já realizou análise dos riscos para sua operação diante da crise climática, entretanto 79,27% não analisaram o risco da cadeia de fornecimento em relação ao envolvimento com o desmatamento da Amazônia. Considerando o Bioma Amazônia de extrema relevância para regulação climática mundial, desenvolver a ações e ferramentas para o setor empresarial avançar nesta agenda será decisivo na estratégia do Movimento Impacto Amazônia.

Outro dado que a pesquisa do Pacto Global da ONU no Brasil apresenta é que apenas 32,93% das empresas possuem algum mecanismo de garantia da origem dos insumos ou produtos como sistema de rastreabilidade, certificação de origem ou alguma tecnologia que evidencie a fonte do produto e 64,63% não incluiu em seus contratos com fornecedores cláusulas referentes ao compromisso com não desmatamento da Amazônia.

"Precisamos reunir todos os atores da sociedade civil, setor privado e governo em torno dessa pauta fundamental para o Brasil e o mundo. Estamos num momento decisivo de transição para a economia verde e temos que ter clareza sobre isso. Agir agora é fundamental. Faz parte do nosso mandato como Pacto Global trazer as empresas para assumir compromissos também na Amazônia", diz Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

O Impacto Amazônia é o primeiro Movimento do Pacto Global da ONU no Brasil que tem o foco em uma região, contribuindo com ações individuais, setoriais e intersetoriais, para o alcance de vários ODS.

"Dentro do Pacto Global, nós temos um potencial enorme para trabalhar de forma articulada com as organizações de setores-chave que operam na Amazônia, como o de mineração, proteína animal, soja, energia, cosméticos e financeiro, que é transversal a todos. E com a integração entre a iniciativa privada, o poder público e a sociedade civil, nós criamos condições para transpor o maior desafio na região, que é o alto nível de complexidade para avançar no combate ao desmatamento e no desenvolvimento sustentável", afirma Camila Valverde, COO e Diretora de Impacto do Pacto Global da ONU no Brasil.

Protagonismo dos povos originários
O Pacto Global contatou organizações da sociedade civil e firmou parceria com o Ministério Público Federal para formar os grupos de trabalho que vão ajudar a desenvolver soluções para os problemas críticos da Amazônia.

Camila Valverde explica que, dada a complexidade do contexto socioambiental e econômico que envolve o bioma Amazônico, não há uma solução única, mas, sem dúvida, é fundamental valorizar, aprender e reconhecer a atuação dos povos indígenas no seu território.

Estudo do ISA - Instituto SocioAmbiental de 2022 revelou que as Terras Indígenas e as Reservas Extrativistas apresentaram melhor performance na proteção das florestas quando comparadas inclusive com Unidades de Conservação de proteção integral ou Áreas de Proteção Ambiental (APAs). Os territórios de ocupação tradicional também funcionam como barreiras contra o desmatamento.

"O Movimento Impacto Amazônia vai trabalhar em prol do fortalecimento dos povos originários de forma respeitosa e dando a eles o seu devido protagonismo na estratégia de atuação", garante ela.

Apoio do setor privado
A Eletrobras e a Ambipar são as embaixadoras do novo movimento. Para Rafael Tello, diretor de Sustentabilidade da Ambipar Group, cuidar da Amazônia e desenvolver uma economia verde na região são partes fundamentais da ambição da Ambipar de liderar uma economia circular e de baixo carbono: "Entendemos os desafios e estamos muito confiantes de que o movimento terá os recursos necessários para lidar com os obstáculos de promover o desenvolvimento da região e levar dignidade para as pessoas, mantendo a floresta em pé e aproveitando os recursos de forma responsável, preservando sua biodiversidade, serviços ambientais e ecossistêmicos".

Outra empresa embaixadora do Impacto Amazônia, a Eletrobras é mais uma organização que se engaja nessa nova iniciativa da estratégia Ambição 2030.

"A Eletrobras já desempenhava um papel relevante no Movimento Transparência 100% e agora somos os embaixadores do Impacto Amazônia. Para nós, é uma prioridade estarmos de mãos dadas com o Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo", afirma Camila Araújo, vice-presidente de Governança, Riscos e Compliance e diretora de Sustentabilidade da Eletrobras.

SDGs in Brazil

O Impacto Amazônia é o nono Movimento do Ambição 2030, estratégia criada para tratar dos ODS prioritários ligados às questões mais urgentes do Brasil. Os outros oito movimentos são: Mente em Foco, Raça é Prioridade, Elas Lideram 2030, Salário Digno, Ambição NetZero, Transparência 100%, +Água e Conexão Circular.

O evento SDGs in Brazil, realizado às vésperas da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, contou com mais de 300 convidados, entre altas lideranças dos setores público e privado, representantes de organizações, formadores de opinião globais e líderes internacionais do Pacto Global, entre outros, para debater o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS, SDG em inglês) por meio de iniciativas de empresas, além de outros temas ligados à Agenda 2030, como direitos humanos, meio ambiente e governança.

https://umsoplaneta.globo.com/sociedade/noticia/2023/09/14/impacto-amaz…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.