VOLTAR

Imigrantes venezuelanos que estão abrigados em Santarém recebem cuidados de saúde

G1 - https://g1.globo.com
Autor: Fábio Cadete
29 de Set de 2017

O grupo de venezuelanos indígenas da etnia Warao, naturais da Venezuela, que imigraram para Santarém, oeste do Pará, receberam no final da manhã desta sexta-feira (29) atendimentos de profissionais de saúde do projeto "Consultório na rua". O objetivo foi verificar a realidade da saúde dos indígenas após a triagem e atendimento individual.

O grupo está abrigado em uma instituição religiosa. Foram verificados o peso das crianças, situação vacinal e pressão arterial dos adultos, conforme a coordenadora da equipe, enfermeira Eliene Sousa. "A partir daí vamos fazer uma avaliação individual. Se houver alguma questão mais grave, vamos encaminhar para o Hospital Municipal de Santarém", explicou.

Uma das maiores dificuldades para o atendimento dos Warao é em relação a língua. Do grupo de 25 venezuelanos, somente um domina a língua portuguesa. Para explicar os procedimentos da triagem a enfermeira Eliene informou para o venezuelano que fala português, que por sua vez repassou as informações ao grupo. "Na consulta individual adotaremos gestos como forma de comunicação, pois se houver alguma situação mais íntima, que geralmente ocorre com as mulheres, vamos seguir a ética da medicina", disse a enfermeira.

Esteve também no local, um representante do Ministério Público Federal que verificou a situação dos imigrantes. Ele levantará as necessidades e encaminhará à procuradoria para que sejam tomadas decisões por parte do órgão.

Doação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), campus Amazônia, está com uma ação de arrecadação de alimentos, roupas e materiais de higiene, em especial fraldas por ter uma criança de colo.

A coordenadora de educação escolar indígena de Santarém, Iara Ferreira, disse que um barco de Itaituba deve chegar a Santarém neste final de semana trazendo ajuda para os venezuaelanos. "Vamos esperar o barco para levar tudo junto na segunda-feira (2)", disse.

Os interessados em ajudar devem procurar o Núcleo de Ações Afirmativas, da Ufopa Amazônia, para fazer a doação. São aceitas roupas, alimentos e material de higiene.

A imigração

Os indígenas venezuelanos chegaram em Santarém durante a madrugada de quinta (28). Eles foram atendidos pelo Conselho Tutelar I, que iniciou o encaminhamento para os órgãos ligados aos indígenas da cidade, e a uma equipe do Centro POP que foi até o local fazer uma abordagem social.

Ao identificarem que o grupo venezuelano estava em situação de rua, a equipe encaminhou os refugiados em um ônibus até o prédio do Centro POP, onde eles receberam alimentação adequada, tomaram banho e lavaram as roupas. Após esses procedimentos, a equipe técnica cadastrou todos.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/imigrantes-venezuelanos…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.