VOLTAR

Ilderlei Garante R$ 220 Milhões para a integração Brasil/Peru

www.noticiasdahora.com.br
Autor: Assessoria Parlamentar
20 de Nov de 2007

Defensor intransigente da integração Brasil-Peru, através do município de Cruzeiro do Sul, o deputado Ilderlei Cordeiro (PPS-AC) conseguiu aprovar, na Comissão de Viação e Transportes, da qual é membro titular, emenda de sua autoria no valor de R$ 220 milhões para a construção do trecho rodoviário Cruzeiro do Sul - Boqueirão da Esperança, na BR 364. A proposta segue agora para ser apreciada e votada pela Comissão Mista de Orçamento.

Para a aprovação da proposta na Comissão de Viação e Transportes, o deputado Ilderlei Cordeiro disse que contou com o apoio fundamental do deputado Gladson Camelí (PP-AC) e de outros parlamentares da região Amazônica, tendo em vista as dificuldades enfrentadas para conseguir a aprovação de uma matéria tão importante como essa. E, para garantir o volume de recurso proposto na Comissão Mista de Orçamento, o parlamentar pediu a intervenção do coordenador da bancada acreana, senador Siba Machado (PT), e do presidente interino do Senado, Tião Viana.

"O trecho Cruzeiro do Sul-Boqueirão da Esperança, que finaliza a BR 364, é a rota de integração macroregional entre o Brasil e Peru e faz parte da iniciativa para Integração da Infra-estrutura Regional Sul Americana", explicou o deputado. Com apenas 107 km de extensão este trecho constitui, do lado brasileiro, a obra fundamental da integração dessa parte mais ocidental com o Peru e, por conseqüência com o Oceano Pacífico posto que de Boqueirão da Esperança, no Peru, são apenas 110 km a serem também pavimentados, e daí em diante existe acesso pavimentado ao litoral

O deputado Ilderlei Cordeiro fez questão de salientar que o Parque Nacional da Serra do Divisor, atravessado pela estrada, já prevê, desde sua formulação e decretação, a pavimentação dessa rodovia, o que paralelamente possibilitará acesso turístico e promoção do desenvolvimento local em bases sustentáveis, sem risco de agressão. A conclusão da BR 364, segundo o parlamentar, será o ponto alto para a integração do vale do Juruá com o Peru, beneficiando todo o Sul-Sudeste do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso à medida que, pelas condições de relevo possibilitará o tráfego de caminhões com maior capacidade de carga do que a via aberta pela BR 317.

"A ligação com o Peru, pelo Juruá, surtirá efeitos econômicos excelentes para toda a região, que obterá vantagens competitivas em função da abertura de vias de exportação e do próprio mercado peruano cuja economia cresce a taxas superiores a 5% ao ano", justificou Ilderlei Cordeiro

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.