VOLTAR

III Festa Nacional do Índio celebra cultura indígena

Site da Funai
24 de Abr de 2003

Entre os dias 17 e 20 de abril, ocorreu a terceira edição da Festa Nacional do Índio na cidade de Bertioga, litoral norte de São Paulo. O evento, que coincidiu propositadamente com o Dia do Índio (19 de abril), reuniu em torno de 80 mil pessoas, entre visitantes da região, curiosos de todo o Brasil e do mundo. Este ano, foram convidados cerca de 350 índios das etnias Suruí, Xerente e Karajá (TO); Pareci, Bororo, Xavante e Yawalapití (MT); Guarani (SP) e Xikrin (PA).

A Secretaria de Turismo de Bertioga tomou a iniciativa e patrocinou o evento, com o apoio da Funai. Para a realização das atividades foram construídas, na Praia da Enseada, uma arena com capacidade para 15 mil pessoas e três tendas. A arena funcionava à noite com as apresentações culturais principais e as tendas abrigavam a exposição de artesanato, uma sala de cinema e um local para atividades interativas entre índios e não-índios. Um alojamento para mais de 300 pessoas também foi providenciado.

Ilawa Karajá, foi pela primeira vez ao evento. Ele participou de uma apresentação de dança e vendeu artesanatos. Declarou ter gostado muito da festa e principalmente do passeio de escuna quando conheceu algumas ilhas da região. Seu amigo, Iukana Karajá, também diz ter apreciado o evento, apesar de ter preferido a edição passada, que também aconteceu em Bertioga. "Gostei muito dos alojamentos, mas na festa passada a gente se apresentou mais vezes e vendeu mais artesanato também".

Para Carlos Terena, coordenador cultural da festa, o evento foi muito importante pois deu a oportunidade aos índios de mostrarem seus rituais e sentirem sua cultura valorizada. Segundo ele "uma festa como essa aumenta muito a auto estima dos índios e os fortalece. Isso os incentiva a resgatar e valorizar suas verdadeiras tradições. O interessante também é que os não índios puderam entender melhor alguns valores genuinamente brasileiros".

Edison Bueno, assessor da coordenação e fotógrafo, declarou que a festa também foi bastante positiva. "As pessoas tiveram uma noção dos rituais indígenas,

como a pintura corporal", afirmou ele.

Orlando Villas Bôas, falecido em dezembro de 2002, foi o homenageado, com exposição de fotos e uma mostra de vídeo sobre seu trabalho.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.