VOLTAR

III Encontro Indígena acontece no Museu de Pré-história Casa Dom Aquino

O Documento (MT) - http://www.odocumento.com.br/
14 de Abr de 2010

Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril, o Instituto Eccos, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, promove o III Encontro Indígena de Mato Grosso, no Museu de Pré-História - Casa Dom Aquino, localizado na Av. Beira Rio. A entrada pode ser garantida com um quilo de alimento não perecível, ou dois sabões em barra ou ainda dois sabonetes, que serão levados para as aldeias.

A programação inclui várias atividades, entre elas apresentações de danças e cantos de algumas etnias como Kuikuro, da região do Xingu e os Xavante, de Parabuburé. Outra importante atividade que marca o encontro são as mesas redondas sobre a importância da valorização da cultura indígena. As discussões contarão com a participarão de Tuinake da etnia Carajá, Márcio da etnia Bororó e Tserite da etnia Xavante.

Nesta edição, o encontro conta com um diferencial: a inauguração do Ponto de Cultura "Casa Dom Aquino" e da Academia dos Saberes Indígenas, que devem ser fortes pontos de valorização da cultura indígena aglutinados num só local, o Museu de Pré-História Casa Dom Aquino.

Também faz parte da programação a mostra de artesanatos de várias etnias, que estarão disponíveis para comercialização. Toda a população mato-grossense está convidada para participar deste encontro que celebra a diversidade indígena do nosso Estado.

Pontos de Cultura - Os Pontos de Cultura integram as ações prioritárias do Programa Cultura Viva, do MinC. Atualmente, existem cerca de 2,5 mil em todo o Brasil, incluindo os que estão em processo de convênio. Iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil podem se tornar Pontos de Cultura por meio de seleção convocada por editais públicos. As instituições ficam, então, responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades.

Até 2008, foram 16 Pontos conveniados diretamente pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico-Cultural (Iphan). A partir de 2009, com a execução do convênio com a Secretaria de Estado de Cultura, nasceu a Rede do Estado de Mato Grosso, agregando 40 novos Pontos.

Academia dos Saberes Indígenas - é uma instituição sem fins lucrativos que pretende credenciar as diversas etnias existentes no território brasileiro a fim de estimular e garantir o acesso destas às Políticas Públicas direcionadas para a cultura indígena.

Entre as atividades a Academia pretende desenvolver estão a recuperação de documentos (manuscritos, impressos, fotográficos, em película ou vídeo), que contribuam para a recuperação da memória histórica dos povos indígenas, o mapeamento de todas as formas de expressões culturais respeitando as diferenças entre as etnias, entre outras.

De acordo com a coordenadora do Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, Suzana Hirooka, um dos objetivos da Academia dos Saberes Indígenas é desenvolver ações que visam incentivar e recuperar as manifestações artístico-cultural dos povos indígenas. "Nada mais justo e honesto que promover a valorização e o respeito aos cidadãos indígenas. Por isso, a Academia tem um papel importante", afirma.

http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=329168

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.