VOLTAR

Iguaçu: onça atropelada perto do lado Argentino, Brasil muda regras

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
23 de Jul de 2014

O registro foi postado no Facebook. O vídeo, de pouco menos de 1 minuto, mostra a onça-pintada (Panthera onca) estirada no chão da estrada próxima ao Parque Nacional do Iguazú, na Argentina, unidade de conservação vizinha ao Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. De acordo com Sami Asad, que testemunhou o acidente, o animal saltou do mato e foi atropelado por um caminhão, que passava em alta velocidade. O animal morreu na hora.

O acidente aconteceu na tarde da última segunda-feira (21), entre as cidades de Andresito e Wanda. O animal era um macho e pesava cerca de 80 kg. "Se tivesse na velocidade correta poderia ter evitado. Apesar de a onça ter saltado do meio do mato, a alta velocidade pode ter sido a causa do atropelamento", explica Asad, por e-mail.

O motorista foi encaminhado a delegacia e o caminhão foi apreendido.

No Parque Nacional do Iguaçu, o atropelamento de uma onça-pintada, em 2009, gerou uma longa briga na Justiça para tentar fazer o parque cumprir o próprio plano de manejo e acabar com o transporte privado. O Instituto Justiça Ambiental (IJA) foi quem moveu a ação civil pública para o comprimento do plano de manejo. Em seguida, a ONG desistiu da ação, que continuou a tramitar na Justiça através do Ministério Público Federal. Em 2012, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região acatou o pedido e determinou ao ICMBio o cumprimento do Plano de Manejo.

Houve protestos do setor turístico da região, pois o atual plano de manejo permite apenas que os ônibus da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A podem fazer o percurso, impedindo que taxistas, vans flertadas e carros entrassem no parque nacional. Ano passado, a ministra Izabella Teixeira recebeu os representantes do setor de turismo e o governo municipal, em reunião na Casa Civil. Eles saíram da reunião com a promessa de que o plano de manejo seria revisto e a proibição de carros privados seria abolida.

Controle de velocidade

Há 3 semanas, foram implementadas novas regras de tráfego no lado brasileiro. Para evitar acidentes como o que provocou a morte da onça-pintada, aparelhos agora controlam a velocidade dos veículos cadastrados para levar turistas às cataratas.

A velocidade máxima permitida na estrada é de 40 km/h. Para fazer cumprir a norma, os motoristas recebem na entrada um equipamento que registra a velocidade do automóvel. A velocidade fica registrada na ficha do motorista: quem ultrapassar, pode ficar suspenso de poder trabalhar no parque por até 6 meses. Motoristas não cadastrados não podem trafegar pela estrada das Cataratas.

http://www.oeco.org.br/noticias/28515-iguacu-onca-atropelada-perto-do-l…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.