VOLTAR

IEF promove encontro entre Unidades de Conservação

IEF - www.ief.mg.gov.br
19 de Jun de 2009

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou, entre os dias 17 e 19, no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, o Encontro de Unidades de Conservação (UCs) que participam do Programa de Excelência em Gestão. Os gerentes dos Parques Estaduais do Rio Doce, da Serra do Rola Moça, do Ibitipoca, da Serra do Brigadeiro, do Rio Preto e do Itacolomi estiveram presentes no encontro. A participação no programa consiste em uma das estratégias que vem sendo implantadas pelo IEF visando ao aperfeiçoamento de suas UCs.

A programação contou com palestras, apresentações de resultados dos Parques, validação de indicadores, gestão de pessoas, mapeamento de processos das UCs e outros pontos que visam à melhoria na gestão das Unidades.

De acordo com o coordenador do Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata), Eduardo Grossi, o evento é uma troca de experiências sobre o avanço de implementação do programa por essas seis unidades e também uma avaliação dos resultados alcançados e uma capacitação para atingir outras metas. "Esperamos promover maior interação entre as UCS por meio da socialização das práticas de gestão", afirma o coordenador.

O Programa de Excelência em gestão é um projeto do Governo Federal que promove uma melhoria de gestão de funcionamento público. Esse programa está alinhado com o Choque de Gestão do Governo de Minas Gerais. As organizações participantes devem apresentar resultados de melhorias quanto ao seu funcionamento, como por exemplo, melhoria de atendimento ao público ou capacitação e aumento de trabalhadores.

Esses critérios estão alinhados com a estratégia do choque de Gestão que norteia todo o Planejamento Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) especialmente no tocante aos critérios estabelecidos para o Acordo de Resultados. As organizações devem cumprir metas anuais que recebem uma pontuação. Ao atingir um total de 500 pontos a instituição recebe o Prêmio Nacional de Excelência em Gestão.

Eduardo Grossi afirma ser válida a discussão realizada no evento. "Ao chegar ao fim do encontro o que podemos perceber é que houve uma melhoria de capacitação dessas UCs que estão implementando o Programa de Excelência em Gestão", afirma o coordenador.

Outros mecanismos em implantação nas Unidades são os Planos de Manejo dos Parques, os Sistemas Informatizados de Gestão de Áreas Protegidas (Sigap), o Projeto de Gestão por Resultados e a formação e treinamento dos Conselhos Consultivos das UCs.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.