VOLTAR

IEF lança complexo de pesquisa Peter Lund

IEF - www.ief.mg.gov.br
28 de Jul de 2009

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) lança nesta quarta-feira (29), às 16h, o Complexo de Pesquisa Peter Lund, no Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa. Composto por uma base de pesquisa com área de trabalho e guarda instrumental, reserva técnica para acervo e alojamento para pesquisadores, o complexo irá potencializar pesquisas na região que abriga alguns dos registros mais antigos da presença humana no continente americano. A construção deste espaço teve o apoio do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da Universidade de São Paulo (USP), que desenvolve pesquisas no Parque desde 2000.

Durante o evento, o coordenador do Laboratório de Estudos Evolutivos da USP, Walter Neves, apresentará a pesquisa "Origem e micro-evolução do homem nas Américas". Os estudos revelam a existência, na região, do primeiro sítio em campo aberto de paleoíndios do Brasil, grupo de humanos da época da pedra lascada que viviam fora de cavernas. Segundo o pesquisador, as margens da lagoa do Sumidouro foram o lar desses humanos.

Além do patrimônio histórico, arqueológico e paleontológico, o Parque do Sumidouro é bastante conhecido como destinação turística devido às suas diversas grutas, como a da Lapinha e a Arruda, além da Lagoa do Sumidouro, que possui cerda de 15 km de perímetro. Entre as espécies da fauna podem ser observados mamíferos como o mico-estrela, o tatu-galinha, tatu-peba, e o veado-catingueiro; répteis como a jibóia, cascavel e jararaca; e aves como o biguá, o irerê e o pica-pau-branco.

A região de Lagoa Santa é conhecida internacionalmente pelo trabalho realizado pelo pesquisador dinamarquês Peter Lund. Em meados do século 19, o paleontólogo encontrou vários fósseis humanos e de mamíferos extintos que viviam na região, dentre eles o tigre-dente-de-sabre e a preguiça-gigante. Esses animais sobreviveram até cerca de 9.500 anos atrás e, conforme datações realizadas pela equipe da USP, conviveram com o homem na região do Parque do Sumidouro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.