VOLTAR

ICMBio promove Curso de Manejo Florestal Comunitário

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
Autor: Thayse Lopes
27 de Abr de 2011

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por meio da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) e Coordenação Geral de Florestas Nacionais promoverá de 22 a 26 da agosto na Academia Nacional de Biodiversidade (Acadebio) o Curso de Manejo Florestal Comunitário. As inscrições continuam abertas desde o dia 27 de abril e seguirão até dia 15 de maio, podendo ser feitas no site da Acadebio.

Direcionado aos analistas ambientais do ICMBio e das coordenações regionais, o evento visa propiciar aos participantes uma visão ampla de todos os aspectos técnicos referentes ao manejo florestal madeireiro, bem como auxiliar na tomada de todas as decisões que envolvem esta atividade.

As aulas serão divididas em módulos sendo cinco de forma teórica , um de estudo de caso e outra com uma oficina de planejamento para implementação de um Plano de Manejo de Floresta Sustentável (PMFS) em uma das Unidade de Conservação.

Ao término do curso os participantes só receberão certificados mediante terem cumprido carga horária de 30h e terem concluído o produto da oficina de encerramento. Os organizadores esclarecem que são apenas 40 vagas e que não serão aceitas inscrições que estiverem com documentação incompletas ou enviada fora do prazo. Os candidatos serão selecionados pela CGFLO mediante inscrição.

Serviço:
Curso de Manejo Florestal Comunitário
Dias: 22 a 26 da agosto
Local: Academia Nacional de Biodiversidade (ACADEBIO) - Flona de Ipanema, Iperó/SP
Prazos de Inscrições: De 27 de abril a 15 de Maio através do link https://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_BR&formkey=dFljOHFQbjkxc…

Grade Curricular:
- Manejo florestal: conceitos básicos sobre o tema; diferenciação entre Manejo Florestal, Manejo Florestal Madeireiro, Manejo Florestal Sustentável, Manejo Florestal de Impacto reduzido. Princípios de ecologia de florestas tropicais. Biometria. Inventários florestais. Diferenças entre inventário Amostral e Inventário a 100%. Práticas silviculturais. Derrubada. Arraste.

- Manejo Florestal: conceitos legais. O que é Manejo Florestal Sustentável. IN 05 de 2006 do MMA. Detentor do PMFS. Etapas do licenciamento: APAT, PMFS, POA, AUTEX, DOF. Competências para o licenciamento. Tipos de mapas exigidos no processo de licenciamento. Exigências legais em relação à segurança no trabalho, capacitações, aproveitamento de resíduos. CITES. Espécies imunes de corte/com restrições especiais. Responsável Técnico, elaboração, execução e ARTs.

- Manejo Florestal de não-madeireiros: a quase ausência de normativas para estes produtos, e a complexidade de se tratar deles legalmente. Legislação existente (jagube, pau-rosa, cipó-titica...). Manuais de boas práticas. IN MMA 05 de 2006 e IN Conjunta MAPA/MMA 17, de 2009.

- Indicadores econômicos para o Manejo Florestal Comunitário: existência de organização comunitária legal, organização social necessária, distância das unidades de produção até o ponto de venda, método de arraste, existência de mercado, preferências de mercado por determinadas espécies/ausência de interesse por outras.

- Manejo Florestal Madeireiro no contexto de Unidades de Conservação: a autorização da chefia, a questão fundiária. Necessidade de zona de manejo delimitada no Plano de Manejo da Unidade. Contribuições da atividade para a organização social, e monitoramento e conhecimento da biodiversidade local.

- Estudos de caso: FLONA Tapajós/Projeto Ambé e RESEX Verde para Sempre. Histórico, organização, nível atual da atividade, problemas enfrentados e lições aprendidas.

- Oficina: planejamento para a implementação de um PMFS em Unidade correlata.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/822-icmbio-promo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.