VOLTAR

ICMBio participa de reunião para conservar aves marinhas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
23 de Set de 2014

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participou na última semana da 8ª Reunião do Comitê Assessor de Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis (AC8). O evento aconteceu de 15 a 19 de setembro no Uruguai, por meio do ACAP, um acordo multilateral que visa a conservação dessas espécies no Brasil e no mundo.

O acordo está vigente desde fevereiro de 2004. Atualmente, tem 13 países membros e cobre medidas de conservação para 30 espécies de Procellariiformes, ordem a que pertencem os Albatrozes e Petréis, aves marinhas que vivem, principalmente, nos oceanos Atlântico e Pacífico.

Antes da reunião, aconteceram oficinas do Grupo de Trabalho de População e Estado de Conservação (PaCSWG) e do Grupo de Trabalho de Captura Incidental na Pesca (SBWG). Nos três eventos houve a participação de observadores e membros engajados como articuladores do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP ).

Na ocasião, o Comitê Assessor tratou de temas como esforços internacionais para conservação destas aves, Programa de Trabalho do Acordo para os próximos anos e as estratégias a serem levadas para aprovação nas próximas reuniões.

A delegação brasileira no AC8 contou com representantes do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ICMBio), além da participação do Projeto Albatroz como observador e Vice-Convenor do SBWG.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4983-icmbio-partic…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.